40 discos que completam 40 anos #11

by Gustavo Troiano

Judas Priest – British Steel
LANÇAMENTO: 14 de abril de 1980
GRAVADORA: Columbia

Sexto álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Judas Priest marca a estreia de Dave Holland na bateria.

A banda deixa de lado o som que eles haviam estabelecido no disco anterior, Killing Machine. Dessa vez, eles abandonaram alguns temas líricos sombrios. Em uma aparição em junho de 2017 no podcast da Sirius “Rolling Stone Music Now”, Rob Halford disse que a banda foi inspirada pelo AC/DC em algumas faixas depois de uma turnê conjunta européia em 1979.

O álbum recebeu críticas positivas. O ALLMUSIC deu ao disco cinco estrelas (nota máxima), explicando que o álbum “deu o pontapé inicial nos dias de glória do Heavy Metal da década de 1980”. Já o Sputnikmusic concedeu ao álbum apenas uma classificação 2 (em 5), afirmando que “British Steel começa muito bem com ‘Breaking the Law’, – “a música é simples e tem uma estrutura curta “, mas continuou:” Musicalmente , a banda realmente não se sai tão bem assim – palavras de críticos.

Deixando toda essa “bazófia” de lado, vale ressaltar que esse LP possui sem duvida grandes petardos do Priest, como “Living After Midnight”, “Grinder”, “Metal Gods” e a faixa clássica “Breaking the Law”.

O disco foi produzido por Tom Allom, que inclusive fez a produção do último disco de estúdio, Firepower de 2018. Tom na verdade produziu 11 na carreira do Judas Priest e escreveu seu nome como um dos maiores produtores da banda.

A capa é muito marcante e demonstra exatamente o que o ouvinte irá encontrar no conteúdo do disco, uma avalanche do mais puro, simples e direto Heavy Metal tradicional de todos os tempos, e que permanece até hoje como atual.

FORMAÇÃO:
Rob Halford – Vocal
K. K. Downing – Guitarra
Glenn Tipton – Guitarra
Ian Hill – Baixo
Dave Holland – Bateria

1 – “Rapid Fire” – 4:08
2 – “Metal Gods” – 4:00
3 – “Breaking the Law” – 2:35
4 – “Grinder” – 3:58
5 – “United” – 3:35
7 – “You Don’t Have to Be Old to Be Wise” – 5:04
7 – “Living After Midnight” – 3:31
8 – “The Rage” – 4:44
9 – “Steeler” – 4:30

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish