Iron Maiden – Iron Maiden
LANÇAMENTO: 14 de abril de 1980
GRAVADORA: EMI

Descobri o Iron Maiden em 1989 (tinha 11 anos) com o disco Live After Death, foi uma paulada no ouvido, pois até então eu só conhecia as bandas de Rock do acervo de discos do meu saudoso pai, títulos bem mais leves por sinal.

Logo na sequência comecei a vasculhar entre os amigos quem tinha outros títulos – naquela época era foda demais pra encontrar, ainda mais para um moleque de 11 anos, sem trabalho e sem grana. Só ouvi esse primeiro play do Maiden em 1993 quando em um fim de ano fui até Ribeirão Preto/SP e o encontrei lá – em vinil.

Ainda que a própria banda tenha criticado a qualidade da produção desde seu lançamento, o álbum foi bem recebido pelo público e pela crítica. No Reino Unido, alcançou a quarta posição do UK Albums Chart e foi certificado com disco de platina. Esse disco também é o único trabalho de estúdio da banda com o guitarrista Dennis Stratton e o produtor Will Malone. Para promover o disco, além das turnês que fez com Judas Priest e Kiss (a British Steel Tour e a Unmasked Tour respectivamente), o grupo fez várias turnês pela Europa com a Iron Maiden Tour e a Metal for Muthas Tour.

A versão original norte-americana também inclui a canção “Sanctuary”, previamente lançada como single no Reino Unido. Em 1998, assim como todos os trabalhos do grupo lançados antes de 1995, Iron Maiden foi remasterizado e lançado com a faixa “Sanctuary” em todos os territórios.

Assim como nos álbuns posteriores do Iron Maiden, Harris foi o principal compositor. Escreveu todas as músicas com exceção de: “Charlotte the Harlot”, cujo autor foi Murray; “Remember Tomorrow” e “Running Free” co-escritas por Di’Anno; e “Sanctuary”, a única de autoria dos três.

Uma digna estreia de uma das maiores bandas de Heavy Metal do planeta.

FORMAÇÃO:
Steve Harris – baixo e vocal de apoio
Dave Murray – guitarra
Paul Di’Anno – voz
Clive Burr – bateria
Dennis Stratton – guitarra e vocal de apoio

1 – “Prowler” – 3:55
2 – “Remember Tomorrow” – 5:27
3 – “Running Free” – 3:17
4 – “Phantom of the Opera” – 7:20
5 – “Transylvania” – 4:05
6 – “Strange World” – 5:45
7 – “Charlotte the Harlot” – 4:12
8 – “Iron Maiden” – 3:35