Saxon – Wheels of Steel
LANÇAMENTO: 3 de abril de 1980
GRAVADORA: Carrere

O Saxon estava infernal na década de 80, aliás, eles exalavam inspiração – digo isso, pois em 1980 lançaram nada mais, nada menos que duas obras primas – Wheels of Steel e Strong Arm of the Law, que vai passar por aqui brevemente.

Que petardo esse segundo álbum da banda – contém um de seus maiores clássicos “747 (Strangers in the Night)” que fala sobre um corte de energia que forçou os aviões em Nova York a permanecer voando em 1965, provocando um voo escandinavo para desviar do aeroporto Kennedy que estava no escuro.

A faixa-título Wheels of Steel tem uma forte semelhança com o riff de “Rock ‘n’ Roll Doctor” do Black Sabbath, embora, de acordo com o guitarrista Graham Oliver, a música tenha sido realmente inspirada na canção de Ted Nugent “Cat Scratch Fever”.
O álbum recebeu críticas muito positivas e hoje é considerado um álbum de metal clássico, que ajudou a definir o gênero. Eduardo Rivadavia, da Allmusic, lista o álbum como “o topo do grupo” estabelecendo efetivamente o estilo bem-sucedido da banda.

Wheels of Steel é um “clássico qualificado” e um dos discos que realmente definiram a construção da NWOBHM, com ritmos sólidos e consistentes e riffs matadores, aliados à poderosa voz de Biff Byford, que faz de Wheels of Steel um dos melhores álbuns de metal e também do Saxon, alcançando o status de platina no Reino Unido.

Foi o primeiro álbum a entrar na parada de álbuns do Reino Unido, alcançando o 5º lugar.

Corra atrás, compre o LP, CD ou Cassete (se você encontrar), baixe ou apenas ouça no play abaixo, mas faça isso, e no volume máximo de preferencia.

FORMAÇÃO:
Biff Byford – Vocal
Graham Oliver – Guitarra
Paul Quinn – Guitarra
Steve Dawson – Baixo
Pete Gill – Bateria

1 – “Motorcycle Man” – 3:56
2 – “Stand Up and Be Counted” – 3:09
3 – “747 (Strangers in the Night)” – 4:58
4 – “Wheels of Steel” 5:58
5 – “Freeway Mad” – 2:41
6 – “See the Light Shining” – 4:55
7 – “Street Fighting Gang” – 3:12
8 – “Suzie Hold On” – 4:34
9 – “Machine Gun” – 5:23