Iggy Pop – Soldier
LANÇAMENTO: 1º de fevereiro de 1980
GRAVADORA: Arista Records
Esse quinto álbum de Iggy Pop é um daqueles que marcam uma época conturbada do artista, treta com gravadora e pouca inspiração. Gravado no Rockfield Studios no País de Gales, conta com participações de David Bowie, Simple Minds e Glen Matlock (ex-Sex Pistols).
Durante as gravações de “Soldier”, Iggy e James Williamson brigaram, James foi demitido aparentemente porque queria um tipo de som parecido com o que Phil Spector fazia em suas produções. Bowie aparece no disco fazendo backing na música “Play it Safe”. Esse disco e seu sucessor “Party” de 1981 foram fracassos comerciais, e Iggy foi largado pela Arista. Seu vício com as drogas havia diminuído, mas ainda persistia.
Houve discussões sobre a falta de guitarra na mixagem final, que foi criticada por Glen Matlock. Glen disse que o volume da guitarra solo foi abaixado após David Bowie levar um soco de Steve New por ter batido em sua namorada.
David Fricke da revista Rolling Stone escreveu na época: “Soldier, como todos os seus álbuns, é uma luta dura em uma guerra que Iggy Pop está determinado a vencer”.
O álbum chegou somente ao número 125 nas paradas da Billboard.
FORMAÇÃO:
Iggy Pop – vocal em todas as faixas
Glen Matlock – baixo, backing vocals
Ivan Kral – guitarra, teclado
Klaus Kruger- bateria
Steve New – guitarra
Barry Andrews – teclado