Devido ao momento que estamos atravessando, eu, Helton Grunge, decidi criar este quadro de matérias chamado 40 de Quarentena. O quadro consiste em 40 dicas de álbuns para se ouvir durante essa crise de saúde que estamos enfrentando no mundo. Uma vez que tudo está limitado e que temos que ficar o máximo possível em casa, vou sugerir 40 álbuns muito bons para que você ouça e lhe ajude a passar por este tempo de crise.
A ideia é fugir das obviedades e falar de bandas que merecem ter seu trabalho em álbum conhecido, tal sua qualidade. Não preciso aqui “chover no molhado” e apresentar álbuns clássicos, até porque sua importância na música já é clara e certamente influenciou vários trabalhos. Os álbuns não necessariamente serão da cena underground, muitas vezes serão também de bandas que já se ouviu falar, mas não se ouviu um trabalho completo dela: vale a pena conferir a matéria e conhecer os trabalhos.
O álbum de hoje Barão Vermelho MTV Ao Vivo (2005) da banda nacional de Rock and Roll chamada Barão Vermelho.
Barão Vermelho é uma banda de Rock and Roll formada no Rio de Janeiro – RJ em 1981 pelos amigos Guto Goffi e Maurício Barros. Os amigos se juntaram ao guitarrista Roberto Frejat e ao baixista Dé Palmeira e formaram a base da banda, porém ainda faltava alguém para assumir os vocais. Convidaram o vocalista Léo Jaime, mas como ele já cantava em algumas bandas, recusou o convite. Aliás, recusou também por achar que o som da banda não condizia com aquilo que ele procurava: achava que a banda tocava “alto demais”. Ele então sugeriu um amigo que poderia se adequar bem ao projeto, seu nome era Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza.
O primeiro ensaio fluiu muito bem. O engraçado é o relato de que o vocalista atrasou muito, mas chegou com naturalidade, como se nada tivesse acontecido. Mesmo com quaisquer possíveis primeiros problemas, os cinco se deram muito bem, tornaram-se bons amigos e a banda seguiu.
Logo de início já começaram a compor seus próprios trabalhos. Maurício e Guto já haviam composto algumas guias e alguns trechos de letras, mas Cazuza, como se mostrou um bom letrista, começou a mexer nos trechos e começou também a trazer composições próprias. Assim formaram-se as primeiras músicas da banda.
Com uma carreira de sucesso, a banda passou por algumas mudanças de formação e algumas pausas ao longo dos anos. Atualmente a banda já está com seu terceiro vocalista, após a saída (e depois morte) do primeiro vocalista Cazuza e após a saída do guitarrista e vocalista Frejat; a banda segue agora com Rodrigo Suricato com os vocais e guitarra.
Barão Vermelho MTV Ao Vivo (2005) foi o primeiro álbum completo que ouvi da banda, em 2005. Em 2004 o Barão havia lançado o Barão Vermelho (2004) que contou com sucessos como Cuidado, Cara a Cara e A Chave da Porta da Frente e sua divulgação na MTV foi bem intensa, principalmente por causa da faixa Cuidado. Com isso, a banda estava a todo vapor divulgando seu disco, em evidência, aparecendo em vários programas da emissora e tocando constantemente nas rádios. Aproveitaram, assim, para gravar no ano seguinte este ao vivo, que faria uma “viagem” por toda a carreira da banda, tocando faixas de todos os álbuns de estúdio lançados pelo Barão Vermelho.
Sendo assim, o trabalho não teria como caber em apenas um disco; decidiram logo por um disco duplo. A tarefa complicada aqui era selecionar o que a banda tinha de melhor, não esquecendo aquelas que o público vivia pedindo nos shows, mas também não deixando de fora faixas importantes para a banda.
É claro que em uma carreira tão vasta quanto é a do Barão, algumas grandes músicas ficaram de fora; porém o disco é muito bom, muito bem distribuído e muito bem executado. Frejat mesmo já disse em entrevistas que a banda gostava mesmo era do palco, ou seja, um disco ao vivo captaria o que de melhor a banda tinha para mostrar: suas performances ao vivo no palco.
Os shows de gravação foram feitos no Circo Voador, no Rio de Janeiro – RJ, entre os dias 19 e 20 de agosto de 2005.
Este é o primeiro álbum ao vivo que coloco no 40 de Quarentena e foi escolhido tanto pela ótima performance quanto pela importância que teve para mim. Quando conheci o trabalho, era um adolescente de 15 anos conhecendo mais sobre o Rock and Roll e este trabalho foi importante para ajudar no processo, ajudar a valorizar o Rock Nacional e saber mais sobre música.
O trabalho ao vivo foi lançado em CD duplo e também em DVD. Confira a tracklist abaixo.
Disco 1
01. Maior Abandonado
02. Bete Balanço
03. Cuidado
04. Cara a Cara
05. Pedra, Flor e Espinho
06. A Chave da Porta da Frente
07. Por Que a Gente é Assim?
08. Ponto Fraco
09. Tão Longe de Tudo
10. Política Voz
11. Down em Mim
12. O Poeta Está Vivo
13. Codinome Beija-flor
Disco 2
01. O Tempo Não Pára
02. O Nosso Mundo
03. Meus Bons Amigos
04. Declare Guerra
05. Malandragem Dá Um Tempo
06. Quando o Sol Bater na Jan ela do Seu Quarto
07. Pense e Dance
08. Puro Êxtase
09. Amor Meu Grande Amor
10. Por Você
11. Tente Outra Vez
12. Pro Dia Nascer Feliz
Chegou aquela hora de escolher algumas faixas preferidas no trabalho. Em um álbum ao vivo é mais fácil selecionar as melhoras da carreira da banda e apresentar; certamente aqui não é diferente, porém eu, se pudesse, trocaria algumas aí pois há faixas da banda que gosto muito mas que não estão presentes como Carne Crua, Lente, Todo Amor Que Houver Nessa Vida, Flores do Mal, entre outras. Mas, das faixas presentes, selecionarei quatro que gosto muito: Cuidado, O Tempo Não Pára, Declare Guerra e Pense e Dance.
A Cuidado é uma das minhas preferidas da banda num todo, talvez a primeira que tenha me despertado a atenção para poder conhecer mais a fundo o trabalho da banda; eu acho a faixa a definição do Rock and Roll cru e direto: um riff marcante, uma letra que vai direto ao ponto e um refrão intenso e melódico, além de ótimos trabalhos de guitarra. O Tempo Não Pára é uma faixa da carreira solo de Cazuza, porém sua parceria com Frejat transcendeu a carreira do Barão e eles continuaram amigos e continuaram compondo mesmo após a separação dos projetos; O Tempo Não Pára talvez seja uma das maiores letras de Cazuza e do Rock Nacional de todos os tempos, sendo bem intensa e direta em sua proposta; esta versão do Barão expressou o que a faixa tinha de melhor.
Declare Guerra é uma daquelas faixas de desabafo que conquistam o ouvinte na primeira: a banda compôs logo que o Cazuza saiu da banda; mas diferente do que muitos pensaram, não é um desabafo para ele, mas sim para todos os que diziam apoiar a banda e que, na separação, apoiaram apenas a carreira solo do vocalista. Já Pense e Dance foi uma que demorei para entender e começar a apreciar: a fase da banda trazia músicas com um groove diferente e esta música talvez seja o ápice disto; uma ótima música que fala sobre como lidar com a vida cotidiana e seus desafios.
Barão Vermelho é uma de minhas bandas preferidas do cenário nacional e acho seu trabalho muito subvalorizado nos dias atuais. A banda tem ótimos discos e ótimas performances ao vivo, incluindo o show no primeiro Rock in Rio, em 1985 e este disco MTV ao Vivo de 2005. Algumas de suas faixas são clássicos como Pro Dia Nascer Feliz, Bete Balanço e Por Você e são tocadas todos os dias por diversas bandas em pub’s pelo país.
Se você ainda não conhece este trabalho, não perde tempo: vai lá ouvir! Um álbum bem Rock and Roll, cheio de diferentes nuances e cheio de grandes sucessos. Infelizmente no Spotify tem apenas o disco 1, porém no Youtube é possível encontrar o álbum completo.
A formação da banda no álbum contou com Roberto Frejat na voz, guitarra e no violão; Rodrigo Santos no baixo e nos vocais; Fernando Magalhães na guitarra e no violão. Guto Goffi na bateria, Maurício Barros nos teclados e nos vocais e Peninha na percussão.
Então escolha seu melhor fone, escolha sua plataforma de streaming preferida e aproveite este tempo de crise social para ouvir bons trabalhos musicais. A dica de hoje foi Barão Vermelho MTV Ao Vivo (2005) da banda de Rock chamada Barão Vermelho, mas todo dia teremos novas dicas aqui com um breve resumo e breve opinião minha sobre o trabalho. Espero que a dica seja interessante e que usem este tempo difícil a seu favor, cuidando-se e cuidando das pessoas ao redor; mas sem deixar de conhecer ótimos trabalhos musicais que talvez você não teve tempo para ouvir.
Ouviu o trabalho? Deixe seu comentário abaixo, vamos conversar sobre. Caso vá ouvir após ler a matéria, volte para dizer o que achou e se a dica valeu a pena.
Fique ligado porque em breve tem mais! Sucesso e se cuidem, porque tempos melhores virão!