Devido ao momento que estamos atravessando, eu, Helton Grunge, decidi criar este quadro de matérias chamado 40 de Quarentena. O quadro consiste em 40 dicas de álbuns para se ouvir durante essa crise de saúde que estamos enfrentando no mundo. Uma vez que tudo está limitado e que temos que ficar o máximo possível em casa, vou sugerir 40 álbuns muito bons para que você ouça e lhe ajude a passar por este tempo de crise.
A ideia é fugir das obviedades e falar de bandas que merecem ter seu trabalho em álbum conhecido, tal sua qualidade. Não preciso aqui “chover no molhado” e apresentar álbuns clássicos, até porque sua importância na música já é clara e certamente influenciou vários trabalhos. Os álbuns não necessariamente serão da cena underground, muitas vezes serão também de bandas que já se ouviu falar, mas não se ouviu um trabalho completo dela: vale a pena conferir a matéria e conhecer os trabalhos.
O álbum de hoje é MTV Especial: Aborto Elétrico (2005) da banda brasileira de Rock chamada Capital Inicial.
Capital Inicial é uma banda brasileira de Rock formada em Brasilia – DF em 1982 pelos irmãos Fê Lemos e Flávio Lemos. A banda surgiu após o término da primeira banda deles que se chamava Aborto Elétrico e contava com o líder da Legião Urbana, Renato Russo, nos vocais.
O Aborto Elétrico foi uma banda muito importante para a cena Punk Rock em Brasília – DF no início dos anos 80. Depois de alguns pequenos shows e muitas composições boas, a banda acabou encerrando suas atividades por brigas entre o baterista Fê Lemos e o guitarrista e vocalista Renato Russo. Mas, mesmo que a banda não tenha registrado nenhum trabalho em estúdio, ela foi muito importante para impulsionar um movimento Punk na cidade e na região, influenciando em seguida bandas como Plebe Rude, Capital Inicial, Legião Urbana, entre outras.
O Capital Inicial teve uma carreira cheia de altos e baixos, mas retomou sua melhor fase após o Acústico MTV (2000), quando a banda voltou a ter os holofotes em si depois de anos turbulentos. Depois deste trabalho, a banda acabou lançando mais 2 álbuns de estúdio até ser novamente convidada pela MTV para lançar outro trabalho, mas, desta vez, uma homenagem ao Aborto Elétrico. O Capital Inicial topou o desafio e gravaram este ótimo trabalho álbum citado hoje na série 40 de Quarentena.
Como o término do Aborto Elétrico deu-se início à carreira de duas outras bandas (Legião Urbana e Capital Inicial) e alguns dos trabalhos deste álbum MTV Especial: Aborto Elétrico (2005) são conhecidas pelo público por terem sido gravadas por elas. Porém, o intuito do trabalho, além de registrar materiais que ainda permaneciam inéditos, era também de apresentar a sonoridade original das músicas, entre outras palavras, como elas eram quando foram criadas (ou pelo menos o mais próximo disso).
Dentro deste cenário temos um dos melhores álbuns do Punk Rock nacional aqui, cheio de boas músicas que retratavam o cotidiano de uma juventude que brigava por seu espaço dentro de um Regime Militar que existia no Brasil na época. As letras do álbum são bem enérgicas e intensas, tratando da pobreza do país, falando sobre o abuso de autoridade da polícia, falando sobre a necessidade de estudar “para ser alguém na vida” dentro de uma sociedade que só preza pela imagem, dentre outros assuntos polêmicos.
Aliás, até o próprio nome da banda causava polêmica: o aborto era um tabu a ser discutido na época e juntá-lo ao térmico “elétrico” (falando da modernidade e tecnologia) era tudo o que a banda precisava para chamar a atenção de uma juventude que procurava um porta-voz.
Os garotos do Aborto Elétrico conheceram as bandas de Punk Rock no final dos anos 70. O trabalho da banda foi muito influenciado por Ramones e Sex Pistols, principalmente.
Este álbum, então, teve a missão de registrar aquele trabalho que estava engavetado havia décadas e que merecia ser ouvido pelos amantes do Rock, do Punk Rock e amantes das próprias bandas envolvidas, para que assim pudessem conhecer a raiz de todo o trabalho delas.
Não sou muito fã do trabalho do Capital Inicial, principalmente pelos álbuns que lançaram após o Acústico MTV (os trabalhos anteriores apresentam boas músicas), mas este MTV Especial: Aborto Elétrico (2005) apresenta um ótimo trabalho e que merece ser conhecido pelos amantes do Rock Nacional dos anos 80 e também pelos amantes do Punk Rock porque aqui realmente as músicas são muito boas, aliando as boas letras de Renato Russo a um trabalho mais agressivo e com fortes raízes no Punk Rock inglês.
Confira abaixo a tracklist do álbum MTV Especial: Aborto Elétrico (2005) da banda brasileira chamada Capital Inicial.
01. Tédio (Com um T Bem Grande Pra Você)
02. Love Song One
03. Fátima
04. Helicópteros no Céu
05. Química
06. Ficção Científica
07. Conexão Amazônica
08. Submissa
09. Que País é Esse?
10. Baader-Meinhof Blues Nº1
11. Anúncio de Refrigerante
12. Heroína
13. Despertar dos Mortos
14. Veraneio Vascaína
15. Construção Civil
16. Geração Coca-cola
17. Música Urbana
18. Benzina – Instrumental
Este é um dos álbuns que mais tenho ouvido nos últimos anos. Várias destas músicas são conhecidas por terem sido gravadas pelas bandas derivadas do Aborto Elétrico, porém as versões apresentadas neste álbum são mais interessantes, agressivas, pesadas e intensas, valendo muito a pena serem ouvidas.
Chegou aquele momento de selecionar minhas preferidas no álbum, então vamos lá: Química, Love Song One, Veraneio Vascaína e Música Urbana. A faixa Química já havia sido gravada pela banda Os Paralamas do Sucesso em seu álbum de estreia da banda, o Cinema Mudo (1983) e também apareceu no terceiro álbum da Legião Urbana chamado Que Pais É Este 1978/1987 (1987); a faixa fala sobre a pressão que os jovens recebem para passar no vestibular, muitas vezes apenas para causar boa imagens às pessoas ao redor da família, mesmo que não seja este o plano do aluno envolvido. Love Song One é uma música de amor que traz à tona a questão de não entender o sentimento que existe dentro do eu lírico. Veraneio Vascaína foi gravada pela banda Capital Inicial e é uma crítica ferrenha às autoridades policiais que abusam de seus poderes e são corruptos. Já Música Urbana foi o primeiro grande hit da banda Capital Inicial e trata do caos urbano cotidiano e dos problemas que ele pode trazer.
A formação da banda no álbum MTV Especial: Aborto Elétrico (2005) contou com Dinho Ouro Preto nos vocais, Fê Lemos na bateria, Flávio Lemos no baixo e Yves Passarel na guitarra.
Talvez seja estranho ver o Capital Inicial lançando um disco voltado para o Punk, mas essas são as raízes do trabalho da banda, uma vez que 2 de seus integrantes fizeram parte do Aborto Elétrico. De qualquer forma, o resultado aqui foi bem satisfatório e merece ser ouvido. Se você não gosta do trabalho da banda Capital Inicial, dê uma chance a este álbum, ele realmente destoa do restante. Caso você goste do trabalho da banda, ouça para vê-la explorando uma sonoridade diferente da habitual.
Então escolha seu melhor fone, escolha sua plataforma de streaming preferida e aproveite este tempo de crise social para ouvir bons trabalhos musicais. A dica de hoje foi MTV Especial: Aborto Elétrico (2005) da banda brasileira de Rock chamada Capital Inicial, mas todo dia teremos novas dicas aqui com um breve resumo e breve opinião minha sobre o trabalho. Espero que a dica seja interessante e que usem este tempo difícil a seu favor, cuidando-se e cuidando das pessoas ao redor; mas sem deixar de conhecer ótimos trabalhos musicais que talvez você não teve tempo para ouvir.
Ouviu o trabalho? Deixe seu comentário abaixo, vamos conversar sobre. Caso vá ouvir após ler a matéria, volte para dizer o que achou e se a dica valeu a pena.
Fique ligado porque em breve tem mais! Sucesso e se cuidem, porque tempos melhores virão!