36 anos da obra prima “Crusader” do Saxon

by Gustavo Troiano

A década de 80 foi sem dúvida muito produtiva para os ingleses do Saxon; depois dos lançamentos avassaladores de 1980 (Wheels of Steel e Strong Arm of the Law), 1981 (Denim and Leather) e 1983 (Power & the Glory) a banda simplesmente produz uma das maiores marcas da sua discografia.
Crusader foi lançado em 16 de abril de 1984 em uma época que tínhamos que correr atrás do LP, sem saber como seria o disco, sem prévias, streaming ou plataformas digitais. E para nós aqui do Brasil a chegada do LP ainda demorava meses, algumas bandas até anos, como o próprio Saxon, que teve seus primeiros discos lançados por aqui bem depois.

Foram mais de 2 milhões de cópias vendidas mundialmente e boa parte do sucesso foi graças a faixa-título “Crusader”, a qual permanece como um dos maiores clássicos do Saxon e também do metal.
Logo após o lançamento do álbum eles saem da gravadora Carrere e partem em turnê de divulgação que passa pelos EUA, em shows ao lado do Mötley Crue e Iron Maiden. Na Alemanha, a turnê foi ao lado do Accept, na fase mais áurea do metal.
O álbum alcançou o primeiro lugar nas paradas de metal na Suécia, França e Alemanha e chegou ao 18º lugar na parada de álbuns do Reino Unido. Também figurou no gráfico da Billboard dos EUA.
Vale destacar no disco a faixa “Set me Free” do Sweet de 1974, composição de Andy Scott e que teve um arranjo perfeito dez anos depois. Enfim, o disco realmente é um clássico absoluto do Metal, feito por uma banda que entende e muito do assunto e que até hoje carrega essa bandeira. Ouçam no volume MÁXIMO nessa quarentena e vença a CRUZADA.

FORMAÇÃO:
Biff Byford – vocal
Graham Oliver – guitarra
Paul Quinn – guitarra
Steve Dawson – baixo
Nigel Glockler – bateria

FAIXAS:
“The Crusader Prelude” 1:05
“Crusader” 6:33
“A Little Bit of What You Fancy” 3:50
“Sailing to America” 5:03
“Set Me Free” (Sweet cover) 3:13
“Just Let Me Rock” 4:11
“Bad Boys (Like to Rock N’ Roll)” 3:24
“Do It All for You” 4:42
“Rock City” 3:16
“Run for Your Lives” 3:53

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish