27 bandas de 27 estados diferentes, conheça um pouco da riqueza do Metal Nacional em cada canto do país (parteII)

by Gleison Junior

O Brasil é o quinto maior país do mundo, estendendo-se da bacia Amazônia, até os vinhedos e as gigantescas Cataratas do Iguaçu. Somos ricos em diversos minerais, alimentos, culturas e diversidade.

Ao todo o país possuí 26 estados e um distrito federal. É notório que cada região do país possui suas peculiaridades, concedendo uma riqueza de costumes, jeitos, dialetos, onde nos destacamos por sermos um povo que tem um pouquinho de cada cultura espalhada no mundo em nossas veias.

Esse enunciado serve como um pequeno preparatório para a matéria que vem a seguir. Em novembro de 2017, busquei, pesquisei e apresentei ao leitor da Roadie Metal, um conteúdo que apresentava 27 bandas de metal brasileiro de 27 estados diferentes. Conteúdo esse que deu um trabalho danado e somente agora, 02 anos depois, eu me pego refazendo o conteúdo e apresentando a você leitor, novas bandas que comprovam que em nosso território, existem inúmeros grandes artistas que buscam por uma oportunidade ao sol e aos seus ouvidos. Iremos em ordem alfabética fazer um levantamento e apresentar aquilo que encontramos e gostaríamos de lhe destacar.

Claro que você irá sentir falta de um ou outro nome, mas logo faremos uma nova matéria e pode ser que essa banda esteja aqui. Vale lembrar que todas as bandas dessa matéria estão em atividade e possuem suas obras disponíveis para os fãs em suas redes sociais, YouTube e plataformas de Streaming.

ACRE – ZEBULOM (THRASH/DEATH)

Banda formada em 2003 que executa um som rápido, agressivo e com guturais bem cantados. Em sua carreira o grupo lançou o EP, Sodom’s Destruction no ano de 2010. Material da banda pode ser conferido no YouTube e em todas as plataformas de Streamin.

Rede Social:  https://web.facebook.com/zebulomband/

ALAGOAS – INTROSPECTION – (BLACK METAL)

Consegui poucas informações sobre o grupo, mas o pouco encontrado é satisfatório. Oriundos de Maceió, a banda é fortemente influenciada por Cradle of Filth e liberou em 2018 o belíssimo clipe, Nihilistic Hatred.

Rede Social: https://web.facebook.com/INTROSPECTION-480880658651489?_rdc=1&_rdr

AMAPÁ  – PROFETIKA (THRASH METAL)

Esses caras executam um Thrash Metal cantado em português que é de tirar o fôlego. Apesar de estarem a um bom tempo sem lançar novidades, um EP, Serial Killer e o single, Mercenário, podem ser encontrados facilmente em todas as plataformas de streaming e canal de YouTube.

Rede Social: https://web.facebook.com/Profetikaoficial/

AMAZONAS – JARAKILLERS (THRASH METAL)

Banda veterana do estado do Amazonas, que sempre se apresenta nos grandes festivais de música que acontecem por lá. Os caras possuem dois álbuns disponíveis em todas as plataformas de Streaming e executam um Thrash Metal forte e vigoroso.

Rede Social: https://web.facebook.com/Jarakillers/

BAHIA – MALEFACTOR (DEATH/HEAVY METAL)

Essa é uma banda que não precisa de apresentações, consagrados como um dos grandes nomes do Metal brasileiro, o grupo está em atividade desde 1991 e, qualquer um que conheça um pouco sobre o Metal feito no país, já se esbarrou com o nome dessa lendária banda.

Rede Social: https://web.facebook.com/malefactor.oficial/

CEARÁ – ENCÉFALO (THRASH/DEATH)

Outra banda que dispensa comentários. Um dos grandes nomes do Thrash/Death brasileiro, o Encéfalo tem disponível três excelentes álbuns lançados e vários vídeos incríveis em seu canal de YouTube.

Rede Social: https://web.facebook.com/encefaloband/

DISTRITO FEDERAL/BRASÍLIA – MITSEIN (SYMPHONIC METAL)

Eis aqui uma banda que peço sua atenção, o Mitsein é um novo grupo que está surgindo agora. Com apenas dois singles lançados, o grupo concede um sentimento de querer mais. Sua obra é uma mescla de estilos clássicos com elementos sinfônicos muito bem elaborados. Essa é uma aposta que tem tudo para ser um dos maiores do estilo no Brasil.

Rede Social: https://web.facebook.com/mitseinband/

ESPÍRITO SANTO – BROKEN & BURNT (STONER/DOOM)

O mais legal de escrever esse tipo de conteúdo, é pesquisar e descobrir bandas incríveis que jamais chegaram aos seus ouvidos. Eis uma banda que eu desconhecia totalmente e já estou seguindo pela incrível proposta musical. Mesclando Stoner, Doom, Grunge, Thrash, os caras já possuem dois álbuns e alguns singles lançados em 2019. Bandaça!!!!

Rede Social: https://web.facebook.com/BrokenandBurnt/

GOIÁS – JUKEBOX FROM HELL (HARD N’ HEAVY)

Formada por músicos conceituados de Goiânia, o Jukebox From Hell tem um groove envolvente e uma pegada única. Dois álbuns lançados, todos contados em português, fazem desse grupo um dos mais contagiantes e que mexem com os ouvidos do ouvinte. Pode dar o play sem medo.

Rede Social: https://web.facebook.com/JukeboxFromHell/

MARANHÃO – RITOS SOMBRIOS (DEATH METAL)

2020 será o ano em que o Ritos Sombrios irá lançar oficialmente seu primeiro registro de estúdio. Porém, a banda já liberou algumas faixas para os fãs e o que se vê nesse trabalho, é algo de tirar o fôlego. Extremamente agressivos, pesados e técnicos, ouso dizer que o disco deles será facilmente figura certa em listas de melhores do estilo, lançados no ano que vem.

Rede Social: https://web.facebook.com/RitosSombrios/

MATO GROSSO – DYING ORDER (THRASH METAL)

Banda formada no começo de 2015 buscando uma sonoridade rápida, agressiva e pesada, as letras abordam temáticas de atrocidades cometidas pelo ser humano contra sua própria espécie.

Rede Social: https://web.facebook.com/dying.order/

MATO GROSSO DO SUL – HAZE (THRASH METAL)

Extremamente agressivas, as mulheres do Haze não medem esforços para representarem com propriedade o Metal nacional e o Thrash Metal no Brasil. Desde 1996 em atividade, o Power Trio já possuí alguns registros lançados e está preparando para 2020, o lançamento de um full completo.

Rede Social: https://web.facebook.com/hazethrashmetal/

MINAS GERAIS – R.I.V. (THRASH/HRADCORE)

Alguns estados chegam a ser complicado escolher apenas uma banda, Minas é um desses, tamanha a quantidade de qualidade de excelentes bandas existentes. Resolvi escolher uma banda que lançou um dos melhores álbuns em minha opinião no ano de 2018. O R.I.V. mescla Thrash Metal, Hardcore e Progressive Metal, sua sonoridade é única e avassaladora.

Rede Social: https://web.facebook.com/riv.progressive.core/

PARÁ – FEIOS SUJOS E MALVADOS (CROSSOVER)

Feios sim, porém brutais. Esses caras não medem esforços para elaboras letras inteligentes e que exploram motivos que levam o ser-humano, a cometer atos de insanidade, psicopatia e assassinatos em série. A banda está nesse momento produzindo o segundo álbum de estúdio e todo o material do grupo, pode ser encontrado facilmente no YouTube e nas plataformas de Streaming

Rede Social: https://web.facebook.com/fsmfeiossujosemalvados/

PARAÍBA – SOTURNUS (DEATH/DOOM)

Uma história de 19 anos em prol do Metal, fazem do Soturnus uma das maiores bandas paraibanas do país. Com álbuns, shows, tours e várias menções, o grupo é uma fonte rica para quem busca uma sonoridade que mescle o peso do Death Metal com as melancólicas atmosferas do Doom Metal.

Rede Social: https://web.facebook.com/soturnus.br/

PARANÁ – MACUMBAZILLA (STONER METAL)

Essa é aquela banda que irá tirar seu fôlego do início ao fim. Um dos mais fortes e melhores power-trios que existem no país. Engajados, técnicos e com uma pegada insana, o Macumbazilla, muito em breve será um dos maiores nomes do Metal no Brasil.

Rede Social: https://web.facebook.com/macumbazilla/

PERNAMBUCO – ALKYMENIA (THRASH/DEATH)

Um dos pilares do Metal Extremo pernambucano, o Alkymenia possui três discos lançados, sendo um agora em 2019 e está atualmente em tour pela Europa. Caso ainda não conheça, corra e dê o play, garanto que não irá se arrepender.

Rede Social: https://web.facebook.com/alkymeniaofficial/

PIAUÍ – EMPTY GRACE (DEATH METAL)

Poucos conteúdos atualizados são possíveis encontrar sobre essa banda, suas últimas informações foram postadas em 2018 e aparentemente, não se sabe se estão na ativa ou não. Fica a indicação dessa banda que é uma pancadaria sonora do início ao fim e a esperança que ainda estejam em atividade.

Rede Social: https://web.facebook.com/emptygrace/

RIO DE JANEIRO – MATANZA INC (HARDCORE)

Eles se reinventaram e são responsáveis por lançarem um dos melhores discos de 2019. Uma das grandes bandas do Brasil e merece todo respeito e admiração por tudo que fazem e fizeram pela música pesada brasileiro. Matanza Inc é porrada certa no meio da fuça.

Rede Social: https://web.facebook.com/MatanzaINC/

RIO GRANDE DO NORTE – HEAVENLESS (DEATH METAL)

Desde o surgimento desse grupo, o Metal do Rio Grande do Norte foi outro. Esses caras conseguiram estampar a força e peso do estilo e alavancar o nome de seu estado, com tamanha técnica e desenvoltura. Aguardamos com ansiedade por um novo álbum de estúdio, após o lançamento do excelente, Whocantbenamed.

Rede Social: https://web.facebook.com/heavenless666/

RIO GRANDE DO SUL – SUPERSONIC BREWER (GROOVE/THRASH)

Com três álbuns lançados e o quarto, In Blackness, prestes a ser liberado, o SuperSonic Brewer irá agradar em cheio fãs de Pantera, Sepultura e outros grandes nomes do estilo. Com faixas bem compostas e letras inteligentes, o grupo gaúcho é uma excelente pedida para quem vai pegar a estrada.

Rede Social: https://web.facebook.com/supersonicbrewer/

RONDÔNIA – CARNIÇARIA (DEATH METAL)

A banda Carniçaria surgiu com o intuito de tocar um Death Metal com letras recheadas de conteúdo “splatter”. A banda retrata através de suas músicas autorais e cantadas em português, acontecimentos reais inspirados em notícias sanguinolentas.

Rede Social: https://web.facebook.com/carnicaria/

RORAIMA – CARNÍVORO (DEATH METAL)

Foi difícil encontrar informações sobre essa banda, mas destaco que possuem um belíssimo clipe e executam um Death Metal cantado em português.

Rede Social: https://web.facebook.com/Carnívoro-1436571959938742/

SANTA CATARINA – IGNITED (HEAVY METAL)

Quer escutar o melhor álbum de Heavy Metal lançado em 2019 no Brasil? Então acesse sua plataforma de Streaming favorita e confira a obra de estreia dessa banda. Com certeza o melhor disco do estilo feito em nosso país. Esses caras são incríveis e vão alcançar o topo muito em breve.

Rede Social: https://web.facebook.com/ignitedofficialband/

SÃO PAULO – WARLEGGION (HEAVY METAL)

O epicentro do país e talvez, o lugar onde reúna a maior quantidade de grandes bandas brasileiras. Complicado ter que escolher apenas uma para representar o estado, mas fica minha dica para você leitor. Dê uma chance aos seus ouvidos e confira o Warleggion, eles estão liberando gradativamente faixas de seu novo álbum e possuem uma obra rica em conceitos, progressões, criatividade e elementos tradicionais.

Rede Social: https://web.facebook.com/Warleggion/

SERGIPE – MAUA (DEATH METAL)

Uma das melhores bandas nordestinas, o Maua, está em plena atividade e promete para o início de 2020, um novo disco de estúdio. Esses caras são técnicos, precisos e agressivos ao mesmo tempo. Para quem curte metal extremo com destreza e técnica, esse nome irá agradar em cheio.

Rede Social: https://web.facebook.com/mauaofficial/

TOCANTINS – ANDROMALIUS (BLACK METAL)

Em minhas pesquisas, o estado mais difícil de encontrar material de bandas ativas, foi o Tocantins. Um que me chamou a atenção, é o Andromalius, que executa um Black Metal simples e cantado em português. Fica a ressalva de buscarem uma produção mais profissional e límpida, isso trará mais riqueza a obra.

Rede Social: https://web.facebook.com/AndromaliusHorda/

Assim encerramos a segunda parte de 27 bandas de 27 estados brasileiros, confesso que pretendo fazer uma terceira parte, bem antes dessa aqui completar dois anos de publicação.

Não deixe de comentar quais bandas você mais curtiu e indicar alguns nomes e estados para na próxima edição, apresentarmos aos nossos leitores.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish