Charles Michael “Chuck” Schuldiner fundou a banda Death em 1983 sob o nome Mantas e dez anos depois lançaria essa obra prima, que em minha opinião é um dos maiores discos da banda e do Death Metal.
Prematuramente ele nos deixou em 2001, aos 34 anos, mas grandes discos ficaram, tanto com Death, como Voodoocult e Control Denied.
Individual Thought Patterns é o quinto álbum de estúdio dos caras, lançado em 22 de junho de 1993, pela Relativity Records. É o único álbum da banda a apresentar o guitarrista Andy LaRocque, o primeiro com o baterista Gene Hoglan e o segundo e último com o baixista Steve DiGiorgio.

As letras de Schuldiner exploram facetas humanas, incluindo críticas a normas sociais, construções e percepções. O gerente Eric Greif descreveu o álbum como “um disco zangado, zangado liricamente”, atribuindo-o ao seu conflito com Schuldiner na época.
Este álbum contém a faixa “The Philosopher”, para a qual foi feito um videoclipe que recebeu exibição na MTV e comicamente exibido por Beavis & Butthead, onde a dupla confunde o garoto no vídeo com ” Jeremy ” do vídeo do Pearl Jam e brinca com os vocais de Schuldiner.
O álbum está incluído na revista Guitar Player como Top 20 do Metal. O álbum foi reeditado e remixado pela gravadora Relapse Records em outubro de 2011.
Um disco realmente poderoso, tanto no som como nas letras, e que será sempre eterno e atual, portanto, comemore a data ouvindo esse play, vale a pena.
Faixas (todas compostas por Chuck Schuldiner)
- “Overactive Imagination” 3:30
- “In Human Form” 3:57
- “Jealousy” 3:41
- “Trapped in a Corner” 4:14
- “Nothing Is Everything” 3:19
- “Mentally Blind” 4:49
- “Individual Thought Patterns” 4:01
- “Destiny” 4:06
- “Out of Touch” 4:22
- “The Philosopher” 4:13
Formação:
Chuck Schuldiner – vocal e guitarra
Andy LaRocque – guitarra
Steve Di Giorgio – baixo
Gene Hoglan – bateria