Quem ama Rock e viveu intensamente a década de 90 sabe da importância que o ano de 1991 teve para a música. O lançamento do álbum Nevermind (1991) do Nirvana, por exemplo, foi um divisor de águas na história do Rock e da música em geral, enterrando de vez as bandas do Hard Rock oitentista e mostrando ao mundo o Grunge e sua relevância na cena musical.

O Nevermind (1991) foi lançado em 24 de Setembro de 1991, porém sabia que além deste icônico álbum, mais dois discos muito importantes para a música também surgiram nesta mesma data?

Badmotorfinger (1991) é o terceiro álbum de estúdio da banda Soundgarden e ajudou a alavancar a carreira da banda. Muito famosa no meio underground de Seattle, a banda sempre apresentou uma mistura de Heavy Metal com Rock Alternativo, sendo mais agressiva que a maioria das bandas da cena da época. Porém, devido ao estilo de suas músicas, a banda não soava comercial e ficava mais restrita às rádios independentes. O álbum Badmotorfinger (1991) ajudou a alavancar a carreira da banda fazendo com que suas músicas, mesmo ainda sendo bem intensas e pesadas, passassem a ter espaço nas rádios. Faixas como Outshined e Rusty Cage são exemplos disso.

Com este álbum o Soundgarden provou que conseguia manter suas raízes e sua agressividade, mas, ao mesmo tempo, soar mais comercialmente viável para as rádios. Este trabalho, com certeza, foi um marco para a carreira da banda que conseguiu ser muito relevante na onda Grunge que começava naquele mesmo ano a tomar conta de todas as rádios do mundo.

Além destes dois álbuns da cena Grunge que foram muito importantes para a década, neste mesmo dia também foi lançado um álbum que impulsionou muito a carreira de outra banda: Red Hot Chili Peppers. O disco em questão é o Bloody Sugar Sex Magik (1991), trabalho que transformou o Red Hot em uma banda gigante com seus hits Under the Bridge, Give it Away e Suck My Kiss.

Este era o segundo álbum da banda a contar com o guitarrista John Frusciante e, com certeza, foi a consolidação do músico em meio às composições, uma vez que o mesmo fora peça fundamental para o álbum. O álbum também foi importante para que Anthony Kiedis passasse a cantar de forma mais melodiosa e trabalhar melhor suas composições em formato de canções, como, por exemplo, a Under the Bridge, que mostrava uma face até então não apresentada pela banda.

Certamente esta data será eternizada no mundo da música e o lançamento destes três trabalhos é fundamental para o Rock em geral e, principalmente, para a década de 90.