“An American Trilogy” é um medley de 3 faixas, duas delas compostas no século XIX. A primeira delas, “Dixie” é uma canção popular do Sul dos Estados Unidos, e seu título é uma referência àquela região. A segunda, “The Battle Hymn of the Republic” é uma canção com letra abolicionista com o famoso refrão “Glory, Glory, Hallelujah” e a terceira “All My Trials” é uma canção de ninar atribuída às Bahamas.

Engana-se quem pensa que Elvis Presley foi o primeiro a gravar este medley. O primeiro registro foi do cantor e compositor Mickey Newbury que rearranjou a faixa e a incluiu em seu 3º disco, “Frisco Mabel Joy” (1971). Em 1972, Presley começou a tocá-la ao vivo modificando a versão de Newbury e rearranjando-a, e desta forma, a faixa se popularizou através da versão do ‘Rei do Rock’. Um de seus maiores clássicos!

Em 2002, o Manowar estava devendo aos seus ardorosos fãs, um novo trabalho de estúdio, já que o antecessor, “Louder Than Hell” fora lançado seis anos antes. Foi uma longa espera!

“Warriors of the World” trouxe em seu tracklist canções tipicamante Manowar como “Call to Arms”, “The Fight for Freedom”, a balada “Swords in the Wind”, a pesada “Fight Until We Die”, uma inesperada versão para “Nessum Dorma” do compositor italiano Giacomo Puccini que viveu entre os século XIX e XX, e outro cover, uma linda versão para a já citada “An American Trilogy”. A forma como Eric Adams, Joey DeMaio, Karl Logan e Scott Columbus trabalharam esta faixa, deixando com uma roupagem Heavy Metal um dos hinos do Rei do Rock, faz deste um cover para ser lembrado sempre como um dos mais ousados da história do Metal. A voz de Eric Adams estava no auge, então não tinha como dar errado. Brilhante!

Incluo também o link da versão ao vivo eternizada por Elvis Presley. Confira abaixo:

Manowar – An American Trilogy (2002)
Elvis Presley – An American Trilogy (ao vivo – 1973)
Mickey Newbury – An American Trilogy (1971)
Encontre sua banda favorita