O Aerosmith é uma banda tão grande que dispensa apresentações. Seu primeiro trabalho auto intitulado lançado em 1973 , é fortemente influenciado pelo Blues, algo que a banda chegou a reviver 3 décadas mais tarde com o álbum repleto de covers “Honkin on Bobo” (2004). Steven Tyler e seu vozeirão característico, criaram essa aura em conjunto com o produtor Adrian Barber e o guitarrista Joe Perry, que tinha sua base musical voltada para as jams que fazia ao lado de Tom Hamilton e Joey Kramer antes mesmo do Aerosmith existir. Faixas como “One Way Street” e “Walkin’ the Dog” são exemplos perfeitos do que estamos falando.

Mas nem só de Blues vivia a banda em seus primórdios. Faixas como “Mama Kin” (eternizada alguns anos depois pelo Guns n’ Roses) e a mega balada “Dream On”, ajudaram e muito a fazer deste, uma das grandes estreias da história do Rock.

Como já citamos em alguns posts anteriores nesta sessão, os álbuns tributos estavam em alta no final dos anos 90. Dentre alguns destes lançamentos, o Aerosmith também foi homenageado com um trabalho cheio de ícones do Rock, como Ted Nugent, Vince Neil, Stephen Pearcy, Jeff Pilson, Tracii Guns, Chris Holmes, Jack Russell, Aynsley Dunbar, dentre outros gigantescos nomes, juntaram-se e gravaram “Tribute to Aerosmith: Not the Same Old Song and Dance”, lançado em 1999 pela Roadrunner Records.

Como se os nomes acima não bastassem, outros 2 nomes chamaram a atenção: a união de Ronnie James Dio e o guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, que juntos, fizeram uma linda versão para o hit “Dream On”. Com uma parceria como essas, nada poderia dar errado: Dio está irrepreensível com uma atuação segura e sem excessos, e Malmsteen dá o tom e se destaca ainda mais, com solos simplesmente perfeitos. Acompanham o lineup, o baixista Stu Hamm (Joe Satriani, Steve Vai), o baterista Gregg Bissonette (David Lee Roth, Steve Vai) e o tecladista Paul Taylor (Alice Cooper, Winger). Lindo de se ouvir!

Ouça e comprove!

Dio, Malmsteen, Hamm, Bissonette, Taylor – Dream On (1999)
Aerosmith – Dream On (1973)