21 álbuns do Século XXI: #15 – Nervosa – Victim of Yourself (2014)

Em 2012 fui a um show do Exodus no Carioca Club em São Paulo/SP e quando cheguei ao local, descobri que haveria uma banda de abertura, um trio de mulheres que tocavam Thrash Metal, chamado “Nervosa”. Confesso que até aquele dia, não as conhecia e fiquei estarrecido com o poderio das meninas, e olha que de lá pra cá, evoluíram demais.

Consegui uma cópia do EP delas e fiquei na espera de um álbum completo. Antes do lançamento, fomos surpreendidos com a saída da baterista Fernanda Terra e a entrada de Pitchu Ferraz. Felizmente, a troca não afetou os planos da banda e o disco saiu num nível tão alto quanto poderíamos esperar.

Até então, juntamente com o EP de estreia, lançaram o ótimo videoclipe para a faixa “Masked Betrayer”, faixa que chegou a sair na edição japonesa de “Victim of Yourself”.

É notável o quanto o trio estava com “fome de metal” quando gravaram todas as faixas do trabalho. Sangue nos olhos de verdade! Uma das coisas mais legais ao se ouvir o álbum na íntegra, é perceber que o trio se inspirou em praticamente todas as grandes bandas Thrash, desde Pantera e Slayer por exemplo, até o Thrash germânico de bandas como Destruction e Kreator.

Não sou fã de intros nos discos de metal, mas até nesse item elas se superaram. Perfeita para abrir o apetite para a destruição que vem pela frente, onde a guitarrista Prika Amaral dá o tom.

Em todas as faixas, o Thrash Metal é o que carro chefe, todas recheadas com doses generosas de Groove, e destaco “Justice Be Done”, a fantástica “Envious” que tem uma intro bem feita, a melódica “Death”, a faixa título onde Fernanda mostra ser uma baixista de mão cheia e a traulitada “Urânio em Nós” onde a banda inicia sua tradição de ter em seus álbuns, uma faixa cantada em português.

Este trabalho foi fundamental para abrir definitivamente as portas do underground mundial para a Nervosa. Hoje, 6 anos após este lançamento, mais 2 álbuns lançados e turnês por todos os cantos do planeta, e as mulheres ganharam o mundo. Merecidamente, com certeza! Pra quem ainda não ouviu, descubra porque é sonzeira!

Nervosa – Victim of Yourself
Data de lançamento: 07 de março de 2014
Gravadora: Napalm Records

Tracklist
01 – Intro
02 –Twisted Values
03 –Justice Be Done
04 – Wake Up and Fight
05 – Nasty Injury
06 – Envious
07 – Morbid Courage
08 – Death
09 – Into Moshpit
10 – Deep Misery
11 – Victim of Yourself
12 – Urânio em Nós



Formação
Fernanda Lira – vocal, baixo
Prika Amaral – guitarra
Pitchu Ferraz – bateria

Nervosa – “Victim of Yourself” (na íntegra)
Encontre sua banda favorita