O dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o Rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o “Dia Mundial do Rock”. O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2 entre outros.
Outro destaque foi a primeira apresentação do Led Zeppelin após a fatídica morte do genial baterista John Bonham. Mais tarde, o guitarrista Jimmy Page definiu a apresentação como caótica: “Foi caótico. Não houve ensaios. Plant estava com problema em suas cordas vocais na época e foi tudo caótico”.
Live Aid foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia. Os concertos foram realizados no Wembley Stadium em Londres (com uma plateia de aproximadamente 82 mil pessoas) e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia (aproximadamente 99 mil pessoas). Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e Japão. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos – estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo.
Mesmo com o apelo de Phil Collins, que se apresentou no mesmo dia dos concertos na Inglaterra e nos Estados Unidos, a data não foi levado tão a sério no restante do mundo, cabendo a duas rádios paulistanas dedicadas ao Rock, a 89 FM e a 97 FM, que em meados dos anos 90 começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.
Independente disso, pois pra mim todo dia é dia de Rock, aproveitem e curtam uns clássicos em boa companhia.
Feliz dia do Rock!