Certa vez em uma entrevista Janick Gers (Iron Maiden), disse que o Heavy Metal é a música clássica da atualidade, essa afirmação não deixa de ser verdade, mesmo o estilo portando-se esteticamente o oposto, não é segredo nenhum a influência da música clássica no heavy metal, aliás ela é uma parte peculiar de sua criação.
Os estilos mesmo sendo aparentemente opostos andam musicalmente juntos em vários pontos, principalmente em “feeling” e técnica.
Várias bandas de Rock já fizeram uma fusão com a música clássica, seja em linhas melódicas ou mesmo se apresentando junto a uma orquestra, então hoje vou listar aqui 10 apresentações de bandas dentro do Rock/Metal junto a uma orquestra.
1-Jethro Tull
Em 31 de dezembro de 1985 o Jethro Tull gravou junto a Orquestra Sinfônica de Londres o Álbum orquestral “A Classic Case”, o Jethro Tull nunca escondeu sua ligação com a música sinfônica e isso pode ser notado nessa incrível participação de Ian Anderson junto a Nova Filarmônica de Frankfurt executando o clássico Aqualung.
2- Deep Purple
Uma banda que recorreu a orquestra em certos pontos de sua carreira foi o Deep Purple, tanto em 1969 quando Jon Lord (tecladista) compôs o “Concerto para Banda e Orquestra” que teve uma incrível apresentação junto a Royal Philharmonic Orchestra, quanto em 2011 com a Neue Philharmonie Frankfurt no Live at Montreux, porém não será nenhuma dessas apresentações minha indicação, e sim a excelente performance no Royal Albert Hall em 2000, com a Orquestra Sinfônica de Londres, onde até mesmo Ronnie James Dio teve uma participação.
3- Kiss
Gravado em Telstra Dome, Melbourne, Austrália, o Kiss Symphony Alive IV (2003) é espetacular. A apresentação é dividida em 3 atos:
Ato 1 o Kiss toca 6 músicas normalmente, no Ato 2 o Kiss toca com uma pequena parte da orquestra 5 músicas em formato acústico, Ato 3 o Kiss toca as outras músicas com a orquestra completa.
Os arranjos foram feitos por David Campbell, maestro da Orquestra Sinfônica de Melbourne participante do projeto.
4- Metallica
Em 1999 o Metallica grava um fenomenal show junto a Sinfônica de San Francisco intitulado, “S&M” (abreviatura para Symphony & Metallica).
O show foi gravado no Berkley’s Community Theatre e traz duas músicas inéditas “Minus Human” e “No Leaf Clover”.
https://www.youtube.com/watch?v=n5iMv_HVzqc
5- Scorpions
Os alemães do Scorpions em 2000 gravaram o show Moment Of Glory com a Berliner Philharmonicer Orchestra na abertura da EXPO 2000, na cidade de Hanover.
O maestro Christian Kolonovitz refez o arranjo de todas as músicas desse show e transformou esse registro num dos mais emocionantes já gravados com orquestra, um verdadeiro MOMENTO DE GLORIA.
6- Yngwie Malmsteen
Os guitarristas não poderiam ficar fora dessa, e para representar a classe trago Yngwie J. Malmsteen e sua apresentação junto a Orquestra Filarmônica Japonesa em 1998.
A apresentação foi chamada de Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in E flat minor Opus1.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=234&v=tKv86mq7G1Q
7- Dimmu Borgir
Com certeza uma das mais fantásticas apresentações com orquestra que já vi. O Dimmu Borgir em 2011 gravou para uma emissora de TV Norueguesa um show junto a Norwegian Radio Orchestra e mais um elenco com 30 coristas da Schola Cantorum, o vídeo foi chamado de “Forces Of The Northern” e vale muito a pena ser apreciado.
https://www.youtube.com/watch?v=PdEVT0NqLWk
8- Rage
O Rage flerta a muito tempo com orquestras, tanto que gravou lindos álbum com a Lingua Mortis Orchestra, destaque para os discos Speak of the Dead (2006) e Strings to a Web (2010).
Junto a Lingua Mortis Orchestra o Rage fez vários excelentes shows, principalmente no grandioso Wacken Open Air, porem a apresentação que listarei aqui é da Lingua Mortis Orchestra que teve a participação do Rage, o show aconteceu em 2013 e também fez parte do cast do Wacken Open Air, Magnifico.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=884&v=K_bpxlUtQxM
9- Dream Theater
O metal progressivo do Dream Theater também comungou junto a uma orquestra, o show foi gravado no Boston Opera House em 25 de março de 2014 e teve a participação tanto da orquestra quanto do coral de Berklee College of Music.
O show chama-se Breaking the Fourth Wall e a orquestra e o coral tiveram participação nas faixas “Illumination Theory”, “Overture 1928”, “Strange Déjà Vu”, “The Dance Of Eternity” e “Finally Free”.
10- Meat Loaf
Meat Loaf com toda certeza é um cara que merece respeito, não somente por ter gravado uma das melhores “trilogias” do rock (Bat Of Hell 1, 2 ,3), mais sim também por ter superado obstáculos grandiosos desde a infância, então nada mais justo que encerrar essa lista com seu maravilhoso show Live with the Melbourne Symphony Orchestra de 2004, emocionante.