WACKEN NO BRASIL? NUNCA TERÃO, JAMAIS TERÃO!!!

by Roadie Metal

Há alguns dias atrás eu me preparei psicologicamente para escrever uma resenha sobre o METAL LAND FESTIVAL. Já tinha tudo montado em minha cachola: conteúdo do texto, disposição das fotos e ordem cronológica das apresentações. Era sentar e comemorar o fato de que, enfim, voltaríamos a ter esperança de que o Brasil teria motivos para acreditar que era possível construir um Wacken Tupiniquim.

Há pouco mais de 3 horas voltei de lá e durante o longo período que peguei de estrada vim pensando em uma maneira de não ser “malinducado” com os headbangers brasileiros. Mas essa tarefa está se tornando a cada dia mais difícil.

A produção do evento fez das tripas coração para entregar um festival de qualidade e conseguiu, porém mais uma vez o público que compareceu ao evento que prometia ser histórico foi muito aquém do que deveria ter sido.

12212202_1076478145697081_1532425855_n

Explicações para isso vão surgir aos montes por parte de quem não foi e são as mesmas de sempre. Nem vale a pena cita las mais uma vez.

Houve falhas? Sim, eu não seria hipócrita em dizer que não.

Falta de sinalização a partir da cidade de Altinópolis, atrasos na programação, remanejamento de horários das apresentações são itens simples que poderiam ser melhorados numa nova edição. Poderiam porque não vão. E não vão porque eu duvido que haja uma nova edição! (Espero estar enganado)

Só um mecenas ou um louco investiria seu dinheiro suado organizando um evento deste porte e qualidade com a quase certeza de que não conseguiriam trazer o público esperado! E venhamos e convenhamos, o brasileiro já deu provas de que ainda não merece ter um festival com o jeitão Wacken de ser.

Alguém vai dizer que Altinópolis fica muito distante do centro nervoso e de maior aglomeração de headbangres, São Paulo, a cidade, mas isso não é mais desculpa. Também acho que cidades como Atibaia, Jaguariúna e Serra Negra (só para citar três) possuem uma logística melhor e fazendas tão bucólicas quanto a utilizada pelo METAL LAND, mas isso não justifica o público diminuto que o evento recebeu.

Assisti apenas aos shows do domingo que contou com ótimas apresentações de ANDRÉ MATOS, TIM RIPPER, MATANZA, SOUSPELL, EXECUTER e TUATHA DE DANANN entre outros, mas fui informado que na noite anterior que contou com apresentações de SEPULTURA, KRISIUN, CLAUSTROFOBIA, CENTÚRIAS e VOODOOPRIEST o público foi ainda menor! E para ser mais específico informo que o público, que se postava em frente aos dois palcos nem de longe fez jus ao excelente cast disponibilizado. Na hora dos principais shows não haviam 500 pessoas em frente ao Palco Dio. Tá certo que a chuva dispersou bastante o pessoal que acabou se abrigando onde dava, mas na área do show em momento algum havia mais do que isso.

Sim, você não leu errado: 500 pessoas! E numa noite onde SEPULTURA e KRISIUN tocaram juntos me disseram que foi ainda menor! Preciso dizer mais alguma coisa?

NOTA: este número, 500 pessoas, é uma estimativa visual baseado na experiência pessoal de quem frequenta shows há pelo menos 30 anos. O número oficial de ingressos vendidos ainda não foi divulgado.

12200772_1076477832363779_1979462194_n

O local para acampar é lindo, possui uma infraestrutura muito boa, é confortável e capaz de receber milhares de pessoas ao mesmo tempo. A data escolhida para o evento nos dava a chance de passar um feriado nos divertindo e ainda sobrava o feriado de Finados para voltar para casa e descansar. O cast do evento dispensa qualquer tipo de comentário. Só que nem isso foi capaz de tirar o headbanger de casa!

Depois das decepções do M.O.A. e do Zoombie Ritual a esperança de termos uma versão brazuca do mais tradicional festival de metal do mundo, o Wacken, estava depositada no METAL LAND, mas acredito que isso não vai acontecer.

Não por culpa dos produtores que entregaram exatamente aquilo que prometeram diferentemente dos outros festivais supracitados. Fica aqui um adendo: mesmo com as pequenas falhas que citei acima a infra estrutura estava muito acima da média!

Não vai deixar de acontecer por falta de tentativa e seriedade, não vai deixar de acontecer porque não temos bandas de qualidade internacional. Isso temos de sobra!

Não vai acontecer porque o público brasileiro é acomodado e bom de papo, bom de clicar em “curtir e compartilhar”, bom de fazer críticas destrutivas em fóruns de debates, bom de juntar dinheiro pra assistir banda gringa de qualidade semelhante ou inferior às brasileiras, bom de ficar em casa assistindo clipe de banda “fodona” e posando de true, bom de reclamar do preço do ingresso, bom de reclamar do preço da cerveja, bom de reclamar do preço da coxinha, bom de reclamar que não tem Wacken no Brasil!

Wacken no Brasil?

NUNCA TERÃO, JAMAIS TERÃO!!!

You may also like

14 comments

Avatar
Alessandro Chelles 2 de novembro de 2015 - 10:09 pm

NEM VOU COMENTAR….

Avatar
Reginaldo Leme Pedroso 3 de novembro de 2015 - 11:57 am

Triste fim de Policarpo Quaresma…ops: da “sena” metal do Brasil.

Avatar
Andre Santos 3 de novembro de 2015 - 1:48 pm

Afonso Ellero, irmão execlente texto e ótima colocação ! uma pena mesmo,vc tem total razão

Avatar
Vitor Reinaldo Aleixo 3 de novembro de 2015 - 9:17 pm

Muito bom texto Afonso Ellero. Não me considero um fã de Metal no mesmo nível de você. Porém, fico triste em pensar que as coisas estão nesse nível para o Metal Nacional… Abç

Avatar
Adriano Pereira 4 de novembro de 2015 - 1:16 pm

Rock morreu no brasil faz tempo, o metal então nunca nasceu… toca AC/DC com ingresso a 250 reais a porra esgota…. Sobre o evento, sem palavras, a ideia é sensacional e foi muito bem organizado, teve falhas obvias que ja foi comentado na resenha, mas foi o primeiro evento, então da pra relevar. Espero que não abandonem essa ideia, faltou publico pq tambem falharam no marketing, teve pouca divulgação

Avatar
Lillian Teixeira 4 de novembro de 2015 - 2:37 pm

Desculpe mas concordo em partes com vc. Infelizmente nem fiquei sabendo a tempo de me organizar para ir. Tenho esperado um show do Sepultura que fosse viável para eu ir há muito tempo. Então penso que o problema não foram apenas as pessoas não comparecerem, mas sim o porque não compareceram. A divulgação, que não chegou em tempo até mim pode tb não ter chegado a outros interessados.

Avatar
Lincoln Brian 4 de novembro de 2015 - 3:42 pm

O próprio publico, esse que se auto denomina “headbanger”, afasta a galera. Dizem que não, mas são conservadores, preconceituosos e elitistas, o que está matando o metal são posturas cada vez mais extremistas, o publico não se renova, a probabilidade do coroa que “sabe tudo” de metal deixar esposa, filhos, trampo e talz pra curtir um evento desse é muito menor do que de um moleque entre 16 e 22 anos, e o que motiva e atrai essa molecada a comparecer? Antigamente os eventos e roles tinham mais clima de festa e havia muita interação, hoje estão mais proximos de cultos com grupinhos fechados, a elite, a reserva moral do metal.
Estou generalizando, e quando se fala de publico em geral é assim que deve ser feito. Claro que há exeções, mas não vamos torna-las regras dessa infeliz realidade.

Avatar
Marcio Giaxa Marinheiro 4 de novembro de 2015 - 4:45 pm

Questão de logistica não é desculpa, no mesmo lugar acontece outros dois festivais e lota de onibus do Brasil inteiro.

Avatar
Marcelo Melgaço Costa 7 de novembro de 2015 - 12:49 am

Bullshit! Eu mesmo preferiria pagar só pra ver o Ripper Owens sem a canseira de ter que esperar tudo o que veio antes.

Agora põe um lineup como o do último Monsters pra ver o bicho pegar! Banda gringa da pesada é o que o povo quer ver!

Avatar
Marcio D'silva 7 de novembro de 2015 - 2:33 pm

Vontade de se acabar num evento desse naipe eu tenho , só num tenho condição de ir e voltar .

Avatar
Paulo Roots 7 de novembro de 2015 - 2:53 pm

“Depois das decepções do M.O.A.” Tem que Tocar no assunto Néh.. seus abestados (o cara que escreveu!)
Decepção é Meus Zóvu!!! Deu 35.000 pessoas!!! O Som estava PHodástico…. Só as Deusas do Metal Desfiando!!
Budweiser Geladíssima!!! E os Shows do :
• Megadeth → Perfeito… assisti com a pessoa Perfeita.. A Tout Le Monde.. marcou minha vida!
• Destruction → Eu fiquei destruído.. desta Roda… foi muito animal!!!
• Exodus → Assisti no inicio de longe.. estava acabado pelo destruction…. me recuperei e fui pro meio da roda d novo!!
• Symphony X → Sou Fanático.. mas assisti o show dormindo.. pois o corpo já não respondia mais..
• KORZUS OFFICIAL → Da calafrios só de lembrar da MAIOR RODA DO PLANETA!!! o váquem véi.. perdeu foi feio!!!
• Dark Avenger → 1ª vez que eu vi… adorei.. jáh conhecia.. Mario Linhares é um ótimo front man
• Legion of the Damned → Fudida a banda.. não conhecia.. virei Fã!
• Almah → Esse eu Capotei de bêbado.. No meio das gathas..
• Orphaned Land → 1º Show da banda no Brasil.. eles estavam muito felizes… um dos melhores shows do festival!
• EXCITER → A primeira banda!!! Sem palavras para descrever a emoção!
• Anvil → Foi lindo D++ Chorei com esse show!!
• Banda Ácido!!! → Gostei pra caralho desta banda local no MA
.
SÓ FALA MAL… QUEM NÃO FOI!!!!! SE TIVESSE UM “M:O:A II” IGUALZINHO…. EU PAGARIA ATÉ O DOBRO DO QUE EU PAGUEI… VALEU CADA CENTAVO!!

Avatar
Robson Maiocchi 7 de novembro de 2015 - 4:18 pm

Só venho aqui pra avisar que apenas a última edição do Zoombie foi um “fracasso”, todas as outras edições do festival, que ocorreram antes de 2014 (obviamente), foram sensacionais. Portanto, não é por isso que o nome do festival deva ser manchado para sempre.

Avatar
Rodrigo Wunderlich 19 de novembro de 2015 - 7:58 pm

Oragnização e divulgação é tudo… mas temos que admitir que o brasileiro médio não está acostumado com festival que tem que atravessar o país (diga-se de passagem a Europa toda cabe dentro do Brasil) para assistir… ficar acampado e coisas do gênero… Me desculpe, mas o local fez toda a diferença sim… pra começar deve ser próximo de grandes centros… depois que cativar um certo público ao longo dos anos daí pode fazer no meio da Amazônia que o povo vai…

Avatar
Bruno Jose 18 de janeiro de 2016 - 5:00 pm

E muito sacrificante investir em rock aqui no Brasil, sendo aqui prevalesse so os sertanojos, forronojos, breganojos e tudo mais porque são de qualidade? NÃO,são uns verdadeiros lixos culturais e rendem muito dinheiro para uns bandos de babacas que so querem dinheiro e muito dinheiro!!!!… E não estão nem ai pra qualidade no caso O BOM E VELHO ROCK IN ROLL!!!…

Comments are closed.

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish