WACKEN NO BRASIL? NUNCA TERÃO, JAMAIS TERÃO!!!

Há alguns dias atrás eu me preparei psicologicamente para escrever uma resenha sobre o METAL LAND FESTIVAL. Já tinha tudo montado em minha cachola: conteúdo do texto, disposição das fotos e ordem cronológica das apresentações. Era sentar e comemorar o fato de que, enfim, voltaríamos a ter esperança de que o Brasil teria motivos para acreditar que era possível construir um Wacken Tupiniquim.

Há pouco mais de 3 horas voltei de lá e durante o longo período que peguei de estrada vim pensando em uma maneira de não ser “malinducado” com os headbangers brasileiros. Mas essa tarefa está se tornando a cada dia mais difícil.

A produção do evento fez das tripas coração para entregar um festival de qualidade e conseguiu, porém mais uma vez o público que compareceu ao evento que prometia ser histórico foi muito aquém do que deveria ter sido.

12212202_1076478145697081_1532425855_n

Explicações para isso vão surgir aos montes por parte de quem não foi e são as mesmas de sempre. Nem vale a pena cita las mais uma vez.

Houve falhas? Sim, eu não seria hipócrita em dizer que não.

Falta de sinalização a partir da cidade de Altinópolis, atrasos na programação, remanejamento de horários das apresentações são itens simples que poderiam ser melhorados numa nova edição. Poderiam porque não vão. E não vão porque eu duvido que haja uma nova edição! (Espero estar enganado)

Só um mecenas ou um louco investiria seu dinheiro suado organizando um evento deste porte e qualidade com a quase certeza de que não conseguiriam trazer o público esperado! E venhamos e convenhamos, o brasileiro já deu provas de que ainda não merece ter um festival com o jeitão Wacken de ser.

Alguém vai dizer que Altinópolis fica muito distante do centro nervoso e de maior aglomeração de headbangres, São Paulo, a cidade, mas isso não é mais desculpa. Também acho que cidades como Atibaia, Jaguariúna e Serra Negra (só para citar três) possuem uma logística melhor e fazendas tão bucólicas quanto a utilizada pelo METAL LAND, mas isso não justifica o público diminuto que o evento recebeu.

Assisti apenas aos shows do domingo que contou com ótimas apresentações de ANDRÉ MATOS, TIM RIPPER, MATANZA, SOUSPELL, EXECUTER e TUATHA DE DANANN entre outros, mas fui informado que na noite anterior que contou com apresentações de SEPULTURA, KRISIUN, CLAUSTROFOBIA, CENTÚRIAS e VOODOOPRIEST o público foi ainda menor! E para ser mais específico informo que o público, que se postava em frente aos dois palcos nem de longe fez jus ao excelente cast disponibilizado. Na hora dos principais shows não haviam 500 pessoas em frente ao Palco Dio. Tá certo que a chuva dispersou bastante o pessoal que acabou se abrigando onde dava, mas na área do show em momento algum havia mais do que isso.

Sim, você não leu errado: 500 pessoas! E numa noite onde SEPULTURA e KRISIUN tocaram juntos me disseram que foi ainda menor! Preciso dizer mais alguma coisa?

NOTA: este número, 500 pessoas, é uma estimativa visual baseado na experiência pessoal de quem frequenta shows há pelo menos 30 anos. O número oficial de ingressos vendidos ainda não foi divulgado.

12200772_1076477832363779_1979462194_n

O local para acampar é lindo, possui uma infraestrutura muito boa, é confortável e capaz de receber milhares de pessoas ao mesmo tempo. A data escolhida para o evento nos dava a chance de passar um feriado nos divertindo e ainda sobrava o feriado de Finados para voltar para casa e descansar. O cast do evento dispensa qualquer tipo de comentário. Só que nem isso foi capaz de tirar o headbanger de casa!

Depois das decepções do M.O.A. e do Zoombie Ritual a esperança de termos uma versão brazuca do mais tradicional festival de metal do mundo, o Wacken, estava depositada no METAL LAND, mas acredito que isso não vai acontecer.

Não por culpa dos produtores que entregaram exatamente aquilo que prometeram diferentemente dos outros festivais supracitados. Fica aqui um adendo: mesmo com as pequenas falhas que citei acima a infra estrutura estava muito acima da média!

Não vai deixar de acontecer por falta de tentativa e seriedade, não vai deixar de acontecer porque não temos bandas de qualidade internacional. Isso temos de sobra!

Não vai acontecer porque o público brasileiro é acomodado e bom de papo, bom de clicar em “curtir e compartilhar”, bom de fazer críticas destrutivas em fóruns de debates, bom de juntar dinheiro pra assistir banda gringa de qualidade semelhante ou inferior às brasileiras, bom de ficar em casa assistindo clipe de banda “fodona” e posando de true, bom de reclamar do preço do ingresso, bom de reclamar do preço da cerveja, bom de reclamar do preço da coxinha, bom de reclamar que não tem Wacken no Brasil!

Wacken no Brasil?

NUNCA TERÃO, JAMAIS TERÃO!!!

Encontre sua banda favorita