Viper: há exatos 35 anos, banda subia ao palco pela primeira vez

by Jéssica Alves

Em uma emocionante postagem nas redes sociais, o Viper relembrou sobre o dia mais importante de sua trajetória: o primeiro show, ocorrido há exatos 35 anos. Quando ainda eram apenas adolescentes realizando o desejo de ter uma banda de metal, muito comum na juventude.

Assim, em 8 de abril de 1985, os irmãos Pit Passarell (baixo) e Yves Passarell (guitarra), junto com os amigos Felipe Machado (guitarra), Cássio Audi (bateria) e o precoce vocalista Andre Matos, de apenas 13 anos, deram o primeiro passo para fazer história e se tornar uma grande referência do metal brasileiro.

Na postagem, a banda relembrou o momento e também homenageou Andre Matos, que faleceu há exatos 10 meses.

View this post on Instagram

Feliz 8 de Abril! Feliz VIPER Day! Mesmo em tempos estranhos como esse em que vivemos, é importante lembrar as datas importantes. Há exatamente 35 anos, o VIPER fazia sua estreia nos palcos com um show no teatro Lira Paulistana, em São Paulo. Vasculhamos o arquivo pessoal da banda e apresentamos aqui fotos inéditas desta apresentação histórica! Obrigado por tudo, Pit, Felipe, Yves e Andre, por terem criado esse sonho que nos acompanha até hoje. E um grande abraço a todos os músicos que fazem parte dessa família maravilhosa, o VIPER também é cada um de vocês. Andre, sempre vai faltar você! 8 de Abril (Pit Passarell) . Agora que eu olhei pra trás Eu vou pegar outra estrada As roupas que eu usava não me servem mais . Já tentaram me envenenar me comprar Me dizer o que falar só pra eu ser Como você . Gasto os meus dias com televisão Com meus amigos fazendo um som Esperando a onda que vai me levar . Tenho respeito por quem sabe usar Tudo aquilo que me dizem que é errado Que fica errado que dá errado quando não tem mais . O que é que tem pra fazer? A noite você vai ver . Pra mim tanto faz pra onde ir Sempre vai faltar alguém A noite não vai ser só pra mim Sempre tem que ter alguém . Agora mesmo você me ligou Fazendo planos pra madrugada naquela praia Que eu sempre quis ir . Se eu pudesse ficar sempre assim Fazendo tudo sem chegar no fim Não tem mais graça não tem mais graça não ter ninguém . A realidade veio me avisar Tudo tem seu preço Ela vai me cobrar . O fim de tudo já ficou pra trás Deixou saudade, eu já voltei Não tem mais nada, não tem mais nada . Pra mim tanto faz pra onde ir Sempre vai faltar alguém A noite não vai ser só assim Sempre tem que ter alguém Tanto faz . . #viper #viperday #8deabril #aovivo #heavymetal #heavymetalmusic #felipemachadoviper #pitpassarell #live #music #rockandroll #andrematos #toliveagain #show #andrematosforever #lirapaulistana #35anos

A post shared by VIPER (@viper_brazil) on

O primeiro show da banda paulista, um dos precursores do power metal/ metal melódico no Brasil, aconteceu no Teatro Lira Paulistana, em São Paulo, como abertura para o grupo de Hard Rock, da mesma cidade, Platina. Contudo, neste show, o Viper apresentou três sons próprios e cinco covers em meia-hora de performance.

O Viper era formado apenas por garotos onde o mais velho tinha 16 anos. Inspirados por Iron Maiden, Saxon e Judas Priest, os meninos eram conhecidos como Menudos do Metal, mas mostrou no palco o seu potencial para ganhar a cena paulista de metal e posteriormente reconhecimento internacional, no Japão e Europa.

Todavia, os garotos do Viper não estava para brincadeira. Além de três músicas autorais, o reportório continha covers de Demon, Venom, Saxon, Judas Priest e Iron Maiden. Andre Matos falou com o público em inglês. Desde cedo mostrando seu grande talento e versatilidade, que justificam o porquê de ter sido a grande lenda do metal brasileiro e um dos maiores do mundo.

Demo

Mas após a estreia nos palcos, no mesmo ano foi lançada a demo The Killera Sword com seis canções. Estas que fariam parte do vindouro primeiro álbum de estúdio, Soldiers Of Sunrise. E o Viper despertou o interesse do empresário Antonio Pirani, dono da revista Rock Brigade e do selo Rock Brigade Records.

Assim, entre abril e maio de 1987, o Viper entrou no Guidon Studios, em São Paulo, para a gravação do seu primeiro álbum. Soldiers Of Sunrise foi lançado no dia 27 de maio. O resto é a grande história desta grande banda, que lançou outro item obrigatório para o metal brasileiro, Theatre of Fate (1989).

Acompanhe abaixo uma gravação histórica do primeiro show do Viper de 1985, foi disponibilizado inicialmente por Celso Barbieri, no seu site “Memórias do Rock Brasileiro”.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish