Roadie Metal Entrevista: Saga HC – O recado vindo direto de Jaboatão dos Guararapes

by Renan Soares

Originária do município de Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha a capital pernambucana Recife, a banda Saga HC está há mais de 20 anos na cena local dando seu recado no underground ao som de seu Hardcore pesado e direto.

Com quatro EP’s lançados, o grupo apresenta em suas letras fortes críticas a situação politico-social do país como um todo, mostrando ser um exemplo de como fazer resistência em tempos tão complicados como os de hoje em dia.

Entre os EP’s lançados, está o intitulado “Verdadeiros Marginais” lançado hoje (31 de maio) em todas as plataformas digitais.

No último domingo (26/06), o grupo formado por Beto (vocal), André (guitarra), Kleber (guitarra), Marcelo (baixo) e Paulinho (bateria) se apresentou no evento “A Invasão“, realizado no Estelita Bar, localizado no bairro do Cabanga, zona sul do Recife. Na ocasião, eles dividiram palco com as bandas Plugins, Pesado, Insânia e O Cão, grupos que também possuem letras com temáticas politico-sociais.

Após sua apresentação no festival, a Saga HC bateu um papo com a Roadie Metal falando sobre esse novo trabalho, e também sobre a carreira.

Roadie Metal: Falem um pouco sobre o trabalho de vocês.

Saga HC: Bem e complicado falar de nós mesmos. O Saga HC, possui 3 EPs lançados, ao longo da carreira, O primeiro, intitulado “Sociedade Falida”, lançado em 2007, possui sete músicas, entre elas, a que dá nome ao álbum. Esse projeto foi finalista do 1º Festival Regional de Música do Jaboatão dos Guararapes, em 2010. O segundo, “Como uma Bomba!”, de 2009, também foi finalista do mesmo festival regional, em 2012, com a canção “O Alvo”. Em 2016, foi lançado o terceiro EP “Mais Consciente Mas Agressivo” com oito músicas muito bem aceito pela crítica. com esse trabalho foi um divisor de águas, com ele participamos do festival Pré-Amp em 2016, onde nós sagrados campeões entre bandas de vários estilos diferentes. Isso trouxe mais visão as bandas underground da nossa cena principalmente as de Rock e seus subgêneros. Fomos convidados a Gravar o Programa Insana Harmonia e Programa caldo de cana, ambos estão disponíveis no YouTube, Além de um ao vivo gravado em L&R no Festival a Abril Pro Rock 2017 que está em nosso canal no YouTube. Também disponibilizamos 2 singles que estará presente no no EP de trabalho, as músicas “Espancado o Preconceito” um lyric video com arte de João Astroboy e animação por Marcelo Silva. E a faixa título do EP “Verdadeiros Marginais” com imagens captadas da nossa participação no festival Garage Sounds Recife. E no final de Maio (31) estará disponível o 4 EP contendo 6 faixas, intitulado “Verdadeiros Marginais”.

Roadie Metal: Contem um pouco da história do Saga HC.

Saga HC: O Saga HC e uma banda com quase 20 anos de resistência, já tivemos altos e baixo como todo grupo tem. Somos naturais de Jaboatão dos Guararapes-PE, o grupo tem em sua formação atual os integrantes: Beto (Vocal), André (Guitarra), Kleber (Guitarra), Marcelo (Baixo) e Paulinho (Bateria). A banda já teve oportunidade em participar de grandes festivais do Estado como: Festival Abril Pro Rock, Festival de Inverno de Garanhuns (Garanhuns), Tipóia Festival (Tracunhaém), Toritama Rock (Toritama), Scream Fest (Surubim), Festival Dia Municipal do Rock (Cabo de Santo Agostinho) além do carnaval do Recife e Festival Pré-Amp.

Roadie Metal: Qual o conceito do evento de hoje? (NR: Festival A Invasão)

Saga HC: A ideia do evento foi reunir as bandas que vem com um trampo legal e que tem em suas letras críticas contra o sistema, E essa política que está rolando. Todas bandas que participaram do evento hoje, a Insânia, O Cão, Saga HC, Plugins e Pesado tem em suas letras críticas social e de protesto. Os shows aconteceram com muita energia e resistência, que define bem A INVASÃO.

Roadie Metal: Qual opinião de vocês sobre misturar política e música?

Saga HC: Importante sim, devemos transmitir uma mensagem, em nosso país como um todo, sempre tivemos esta cultura de expressar e deixar claro sobre os impactos que a política tem em nossa sociedade, na música não poderia ser diferente.

Roadie Metal: Vocês tem intenção de lançar um disco em breve?

Saga HC: Sim, dia 31 de maio estará disponível em todas as plataformas de streaming digital o nosso novo EP de trabalho, intitulado “VERDADEIROS MARGINAIS”, com 6 faixas. E em breve teremos também o material físico.

Roadie Metal: Me expliquem um pouco o conceito desse novo EP.

Saga HC: Contexto de críticas sobre as mazelas diárias que o povo sofre. Desde críticas sociais, políticas e desigualdade, o álbum será uma afronta aos que aceitam o preconceito, corrupção e peculato sem reagir contra esses problemas causados pela alienação que sofremos.

Roadie Metal: Como vocês veem a cena pernambucana atualmente?

Saga HC: Está ativa e pulsando forte, temos novas bandas surgindo, e as bandas mais antigas estão voltando, além de bastante shows e produtores entusiasmados. Temos também a cena no interior do estado bem ativa, Por exemplo, as cidades de Surubim, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Arcoverde, Garanhuns, entre outras.

Roadie Metal: O que falta para o público chegar mais nos eventos?

Saga HC: Essa seria a grande questão! Todo movimento underground tem um público, não aquele que todo produtor desejaria, porém, além do show as pessoas querem algo a mais, um diferencial, saca? Todos teríamos que pensar e trabalhar a renovação de público, as novas gerações estão sendo bombardeadas por aquilo que a mídia empurra.

Roadie Metal: Quais são suas influências?

Saga HC: O Hardcore e nossa base, mas mesclamos o Thrash, Punk e Metal com algumas pitadas de ritmos regionais.

Roadie Metal: Qual o recado de vocês para os leitores da Roadie Metal?

Saga HC: Agradecemos a todos que curtem a Roadie Metal dedicando seu tempo para acompanhar as matérias. Quê vocês são importantes neste projeto de construção, são vocês que promovem a cena. E que nos acompanhem em nossas redes sociais, teremos muitas novidades e promoções.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish