Roadie Metal Cronologia: ZZ Top – Antenna (1994)

by Flávio Farias

Estamos no já longínquo ano de 1994 e os texanos barbudões do ZZ TOP nos brindaram com seu décimo primeiro álbum. E “Antenna” colocava fim a um hiato de 4 anos entre os lançamentos de estúdio da banda. Sim, entre “Recycler” e o disco dissertado hoje há o “Greatest Hits” (1992), mas este, como o título sugere, não era um disco de músicas inéditas e sim o último lançamento da banda por sua ex-gravadora.

Pois muito bem, o trio mudou de ares e trocou a “Warner Bros” pela “RCA” e “Antenna” é o marco zero desta nova parceria. Este disco também seria o primeiro em que a banda incluiria em uma música o título do álbum (“Antenna Head“).

Então a banda gravou o seu debut pelo novo selo durante o ano de 1993, com produção do guitarrista/vocalista Billy Gibbons em parceria com Bill Ham. “Antenna” foi lançado em 18 de janeiro de 1994.

Vamos colocar a bolacha para rolar e destrinchar tudo que acontece nos pouco mais de 50 minutos de duração deste full-lenght.

Pincushion” é uma espécie de balada com belos solos de guitarra. É uma música que mais se parece com temas flashback e com batidas eletrônicas. Bem interessante. Detalhe que essa faixa fora lançada como single e ficou no topo do “Mainstream Rock Tracks Chart“, nos Estados Unidos.

Breakaway” tem uma pegada mais bluesy e os solos de guitarra são novamente os destaques. Esta também fora lançada como single e alcançou o 7º lugar no “Mainstream Rock Tracks Chart“.

World of Swirl” é a faixa em que enfim, o Rock dá as caras, com um pouco mais de peso, enquanto que “Fuzzbox Voodoo” traz as influências country combinadas com batidas dancantes. E novamente ótimos solos de guitarra.

Girl in a T-shirt” é um southern rock bem legal. É a música mais divertida do álbum, eleita como a melhor por este redator que vos escreve.

E se você está escutando o LP, a faixa título, “Antenna Head” anuncia a última faixa do lado A e é aquele rock típico dos anos 60 no qual a banda deu uma roupagem mais atual. Com um refrão grudento, o ouvinte logo se pega cantarolando “yeah yeah, Antenna Head“. Excelente.

O lado B da bolacha abre com “PCH” chega e a impressão é de que você está escutando AC/DC com um novo vocalista. De cara essa música me ganhou. Aquele Hard Rock com toques de música Country. Excelente.

Cherry Red” dá sequência ao Southern Rock dos caras. E ouvindo esse som eu sou logo remetido para trilhas sonoras como por exemplo da franquia Carros, do famoso Relâmpago McQueen, tamanho o clima que esta música nos dá. Muito bom.

Cover Your Rig” tem aquele mesmo uma das primeiras músicas, bem lentinha, bem tocada, nos fazendo lembrar de músicas para striptease. Também é legal.

Lizard Life” tem uma pegada mais dançante e, acreditem, isso ficou legal. E “Dead Going Down” encerra bem um disco surpreendente, que tinha tudo para desagradar a este redator devido a ausência de peso, mas teve exatamente o efeito contrário. Um disco que eu farei questão de escutar caso algum dia eu dirija pela famosa Rota 66.

Entre os feitos de “Antenna” estão: 14º lugar na famosa parada da “Billboard 200“, em 1994; a banda recebeu disco de ouro na Alemanha, Áustria, Canadá, Finlândia, França, Noruega, Suécia e Suíça, Além de ter sido certificado com disco de platina nos Estados Unidos.

Eu nunca tinha parado para escutar ZZ TOP com a devida atenção, e essa audição me causou uma bela surpresa. Mesmo que não seja o tipo de som que eu escute com assiduidade, muito me agradou o que encontrei em “Antenna“. A bela produção ajudou e mesmo sendo um álbum às portas de se completar 26 anos, soa completamente atual. Podemos dizer que os barbudos ganharam mais um seguidor.

Antenna – ZZ Top
Data de lançamento: 18/01/1994
Gravadora: RCA

Tracklisting:
01 – Pincushion
02 – Breakaway
03 – World of Swirl
04 – Fuzzbox Voodoo
05 – Girl in a T-Shirt
06 – Antenna Head
07 – PCH
08 – Cherry Red
09 – Cover Your Rig
10 – Lizard Life
11 – Deal Goin’Down

Lineup:
Billy Gibbons – Vocal/Guitarra
Dusty Hill – Baixo
Frank Beard – Bateria

8/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish