Roadie Metal Cronologia: Therapy? – Semi-Detached (1998)

by Daniela Farah

Se você, leitor, esteve acompanhando todos os cronologias de Therapy? sabe que a banda chegou a quase dez anos nesse momento. No começo de 1998, eles terminaram as gravações no novo álbum no Metropolis Studios em Chiswick, Londres, com produção de Chris Sheldon. O primeiro single Church of Noise chegou no top 40 do Reino Unido. Semi-Detached foi lançado no dia 05 de maio de 1998. Esse foi o sexto álbum do Therapy? e o último lançado pela gravadora A&M, que foi vendida para a Mercury Records logo em seguida.

Semi-Detached tem a capacidade de transportar qualquer ouvinte direto para o fim dos anos 90. Uma daquelas bandas de quem é antenado o suficiente para sair do mainstream, mantendo a qualidade sonora. Podia ser muito bem uma das bandas preferidas de Kat, a megera domada do filme “10 Coisas que Eu Odeio em Você”, lançado no ano seguinte. Mas, claro, ela não poderia jamais saber porque esse álbum não foi lançado nos EUA, por conta da questão da gravadora.

“Church of Noise” traduz muito bem a sonoridade de todo o álbum. É uma grande mistura entre as sonoridades que definem o rock, especialmente na introdução que traz uma pitada de anos 60, com o barulho moderno que estava se definindo nos anos 90. A distorção vocal na hora de cantar a palavra “noise” é um exemplo característico de como muitas bandas estavam seguindo naquela década, assim como aquele ritmo embalado, cortado por uma espécie de som cru.

“Tightrope Walker” também começa com uma distorção, mas tem uma pegada mais pesada, e o vocal é quase uma declamação, mas o refrão é quase um chiclete com a repetição de “every move and every vibration”. “Black Eye Purple Sky” tem um riff e uma estrutura que lembra muito Foo Fighters, com um vocal meio rouco quase que inspirado em Nirvana. “Lonely, Cryin’, Only” foi uma ótima escolha para single. “Born Too Soon” começa com uma pegada meio rap, mas só nos primeiros segundos. “Stay Happy” é a mais experimental do disco e, indo nessa linha, “Safe” tem uma mistura de barulhos junto com os riffs, guitarra e vocais. “Straight Life”, pesada, traz distorção e riffs poderosos. “Heaven’s Gate” é daquelas músicas “bonitinhas” e animadas. “Don’t Expect Roses” é um pouco mais pesada, mas ainda assim bem dançante. “Tramline” também vai na linha experimental com violão e música eletrônica, melodia e vocais raivosos. “The Boy’s Asleep” é a mais melancólica do álbum.

Se você quer voltar com tudo para os anos 90, Semi-Detached é a sua trilha sonora, um caminho guiado por diversas vertentes que reinaram naquela década. “Church of Noise”, “Lonely, Cryin’, Only” para uma linha mais dançante e divertida e “Black Eye Purple Sky”, “Tramline” para um peso pesado.

Therapy? – Semi-Detached
Data de Lançamento: 05/05/1998
Gravadora: A&M Records

Tracklist:
1.Church Of Noise
2.Tightrope Walker
3.Black Eye Purple Sky
4.Lonely, Cryin’, Only
5.Born Too Soon
6.Stay Happy
7.Safe
8.Straight Life
9.Heaven’s Gate
10.Don’t Expect Roses
11.Tramline
12.The Boy’s Asleep

Formação:
Andy Cairns – vocals/guitarra
Graham Hopkins – bateria/backing vocals
Martin McCarrick – guitarra/cello/vocals/piano
Michael McKeegan – baixo/backing vocals
Chris Sheldon – produtor, mixer, engenheiro

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish