Roadie Metal Cronologia: The Black Crowes – By Your Side (1999)

by Tatianny Ruiz

Em meio a tempos onde todos falam muito sobre Greta Van Fleet e em comparações com Led Zeppelin, eu devo admitir que sinto muito prazer em falar de uma das bandas que pra mim é um par perfeito para a audição neste segmento, The Black Crowes, ainda mais considerando que o próprio Jimmy Page possui um álbum gravado com eles, mas este é outro assunto. O foco de hoje é o álbum de 1999 lançado pela Columbia Records, ‘By Your Side’.

‘By Your Side’ entra na discografia da banda como o quinto álbum de estúdio destes norte-americanos, alcançando a posição 26 da Billboard 200 e dividindo opiniões dos críticos em comparações com os lançamentos do Rolling Stones e Rod Stewart, mas ao mesmo tempo arrematando elogios pela retomada da banda ao estilo mais direto do lançamento do álbum de 1990, ‘Shake Your Money Maker’.

É neste ponto que as opiniões se divergem afinal embora a banda sempre tenha mantido um nível agradável na mescla de Blues e Hard Rock, eles nunca conseguiram atingir uma identidade própria que pudesse distingui-los de tantas outras bandas, mas entre críticas e elogios a banda foi bem aceita na turnê pela América do Norte e Europa além de várias participações em programas de televisão. Na mesma época a banda foi apoio para a turnê americana do Lenny Kravitz e seguiu como apoio para a turnê européia do Aerosmith, possibilitando que o público pudesse desfrutar das  performances do novo guitarrista Audley Freed e do baixista Sven Pipien.

O primeiro single lançado ainda em 1998, “Kicking My Heart Around” pode ser considerado um dos pontos de destaque pelas guitarras cortantes de Rich Robinson, que foi o responsável por toda a gravação de estúdio do álbum, este foi mais um ponto onde as coisas entre ele e o irmão e vocalista Chris Robinson azedaram tornando o convívio dos dois impossível, algo muito semelhante ao que aconteceu no Oasis.

Em geral ‘By Your Side’, apesar dos prós e contras, é uma excelente escolha para audição mas desde que você esteja disposto a ouvir boa música sem comparações.

Faixas:
01. Go Faster
02. Kickin’ My Heart Around
03. By Your Side
04. HorseHead
05. Only a Fool
06. Heavy
07. Welcome To the Goodtimes
08. Go Tell the Congregation
09. Diamond Ring
10. Then She Said My Name
11. Virtue And Vice

Membros:
Chris Robinson (vocal)
Rich Robinson (todas as guitarras, em estúdio)
Audley Freed (guitarra)
Sven Pipien (baixo)
Steve Gorman (bateria)

8/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish