Roadie Metal Cronologia: Rotting Christ – Sanctus Diavolos (2004)

by Leonardo M. Brauna

Algumas bandas extremas procuram outras possibilidades para expandirem seu som, o Rotting Christ é uma delas. No inicio de carreira o grupo atraiu milhares de fãs à sua música pesada e blasfema. ‘Non Serviam’ de 1994 foi o auge dessa fase, mas a banda liderada pelos irmãos Tolis experimentou muito nos anos seguintes, dividindo opiniões.

Sanctus Diavolos’ possui uma atmosfera mística, sombria e épica. A exemplo de ‘Thy Wings thy Horns thy Sin’, as orquestrações formam em alguns momentos um aperitivo feito de Música Clássica e ópera, tendo como base riffs pomposos de Metal.

O oitavo álbum da banda grega de Death/Black Metal vem com participação de Gus G. (Dream Evil, Firewind) que solou em ‘Visions of a Blind Order’. O fato de o ex-guitarrista de Ozzy Osbourne estar em um disco do Rotting Christ mostra parte do amadurecimento da banda partir de quinze anos atrás.

Para o headbanger de mente aberta ‘Sanctus Diavolos’ pode ser considerado uma maravilha do então trio completado pelo baixista Andreas Lagios, que se alinhou perfeitamente às idéias de Sakis (guitarra e vocal) e Themis Tolis (baterista). A experimentação em músicas como ‘Doctrine’ que beira o industrial, já não pode ser tão bem vinda aos ouvidos dos bangers mais ortodoxos.

Gravado de maio a junho de 2004 no SCA Studios, Grécia, e mixado por Fredrik Nordström no Studio Fredman, na Suécia, ‘Sanctus Diavolos’ foi produzido pelo próprio Sakis Tolis e lançado pela Century Media. O álbum que está colocado entre ‘Genesis’ (2002) e ‘Theogonia’ (2007) é mais um degrau da escada que levou o Rotting Christ até o misticismo e segredos de ‘Rituals’ (2016).

Formação:

Sakis Tolis (guitarra e vocal)

Themis Tolis (bateria)

Andreas Lagios (baixo)

Track list

01. Visions Of A Blind Order

02. Thy Wings Thy Horns Thy Sin

03. Athanati Este

04. Tyrannical

05. You My Cross

06. Sanctimonius

07. Serve In Heaven

08. Shades Of Evil

09. Doctrine

10. Sanctus Diavolos

Nota: 7,5

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish