Roadie Metal Cronologia: Quiet Riot – Metal Health (1983)

by Mauro Antunes

Após os 2 primeiros álbuns lançados exclusivamente no Japão, “Quiet Riot” (1977) e “Quiet Riot II” (1978), o Quiet Riot estava implodindo. Brigas internas eram a bola da vez, e após a saída do baixista Kelly Garni e principalmente, do guitarrista Randy Rhoads, podemos dizer que por muito pouco, a banda não acabou. Rhoads era o elemento apaziguador das brigas e sua ida para a banda solo de Ozzy Osbourne fez com que o vocalista Kevin DuBrow tomasse definitivamente, as rédeas de praticamente tudo, tendo inclusive, alterado o nome da banda por um breve período (chamou-se DuBrow antes de retornar ao nome original) .

Com a ajuda do produtor Spencer Proffer, veio o primeiro contrato a nível mundial e a chance de estrear no mercado estadunidense, sua terra natal. Assim, DuBrow, Carlos Cavazo (guitarra), Rudy Sarzo (baixo) e Frankie Banali (bateria) gravaram seu melhor registro dos quase 40 anos de existência do Quiet Riot.

A faixa de abertura, que dá nome ao disco, é uma saudação aos rockeiros e headbangers de todo o mundo tem uma marcante linha de guitarra, sendo um substituto à altura do saudoso Rhandy Rhoads que a esta altura, já havia falecido. “Cum On Feel the Noize” é um cover com cara de faixa autoral, não sendo à toa que esta faixa virou o maior hit da história da banda, um estrondoso sucesso comercial. Quem nunca cantarolou o refrão dessa faixa (“Cum On Feel the Noize, Girls Rock Your Boys, We’ll Get Wild Wild Wild, Wild Wild Wild”)?

Quiet Rior – Cum On Feel the Noize (Slade cover) (1983)

Não podemos esquecer da balada Heavy “Love’s a Bitch”, da pesada “Run for Cover” que há anos é a escolhida como faixa de abertura dos shows, a regravação da energética “Slick Black Cadillac” e “Thunderbird” escrita em homenagem a Rhoads, tem backing vocals muito bem encaixados. Outras boas faixas ficaram esquecidas no catálogo como a interessante balada “Don’t Wanna Let You Go” e a tipicamente Heavy Metal “Let’s Get Crazy”.

Tudo isso, junto e misturado, fazem de “Metal Health” um trabalho forte e indispensável para as mãos de quaisquer colecionadores que se prezem. Apesar de não ser o primeiro álbum, “Metal Health” transformou a vida do Quiet Riot quase que do dia para a noite, já que nem gravadora, produtor e banda esperavam um sucesso a este ponto, tendo batido inclusive, na lista da Billboard, gente como Michael Jackson, em um momento que o Rei do Pop estava no seu auge. Para amantes de mídia física, vale a pena adquirir a versão remasterizada lançada pela Rock Candy Records com a excelente faixa bônus, “Danger Zone”, que não sabe-se lá porque cargas d’agua, não entrou no tracklist regular. Indispensável!

Quiet Riot – “Metal Health”
Data de lançamento: 11 de março de 2020
Gravadora: Pasha

Tracklist
01 – Metal Health
02 – Cum On Feel the Noize (Slade cover)
03 – Don’t Wanna Let You Go
04 – Slick Black Cadillac
05 – Love’s a Bitch
06 – Breathless
07 – Run for Cover
08 – Battle Axe
09 – Let’s Get Crazy
10 – Thunderbird
11 – Danger Zone (bônus)

Formação
Kevin DuBrow – vocal
Carlos Cavazo – guitarra, backing vocal
Rudy Sarzo – baixo, backing vocal
Frankie Banali – bateria

Quiet Riot – Metal Health (1983)

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish