Roadie Metal Cronologia: Primal Fear – 16.6 (Before the Devil Knows You’re Dead) (2009)

by Marcos Gonçalves

Minha relação com o Power Metal não é de amores como por exemplo é com o Heavy e Thrash Metal, digamos que é uma relação de respeito, apenas isso. Bandas como o Helloween, Blind Guardian e Stratovarius, apenas citando algumas, são aquelas que um disco ali, outro aqui, realmente me agradam, diferente do Angra, que é uma banda que eu admiro muito e aprecio a discografia. Com o Primal Fear, não é diferente das quais citei primeiro, por isso mesmo, ouvi sem pretensões, o que pode ser muito bom quando se vai fazer uma resenha.

Para o cronologia, o álbum a ser resenhado é “16.6 Before The Devil Knows You’re Dead“, oitavo álbum de estúdio da banda alemã.

Confesso que com esse álbum, acabei provando um gosto que não havia sentido ainda. Me agradou e me fez pensar em quão ótimos são os riffs e como a banda é entrosada. Algumas faixas que posso dizer que entrarão na minha playlist são “Riding The Eagle“, que me encantou com seus riffs velozes e o feeling das guitarras, além do ótimo refrão, “Six Times Dead (16.6)“, que é mais cadenciada, me encantou por sua semelhança com o Judas Priest. A bateria simples e competente também me agradou muito. “Under The Radar” é outra com riffs ótimos e com os pedais duplos dando show.

Torn” tem a introdução simplesmente sensacional, com as guitarras, baixo e bateria em qualidade extrema sendo tocados pelos músicos. Me lembrou muito algumas músicas dessa fase mais Progressiva do Angra.

Outra faixa muito puxada para o Judas é “Killbound“, nem preciso dizer que me encantou.

E no fim da audição, ainda vem a belíssima “Hands Of Time“, uma das faixas mais lindas que já ouvi em minha vida. Que feeling impressionante, que refrão sensacional. Fiquei me perguntando como eu ainda não havia ouvido isso até agora.

Por conta de ter ouvido o álbum sem ser fã, sem conhecer muito o trabalho da banda, foi uma experiência incrível. A produção é muito boa, cristalina e todos os instrumentos são bem claros em toda a audição.

Sendo assim, mais uma banda que procurarei mais informações e ouvirei a discografia por conta da cronologia, que vem me apresentando várias bandas fora da minha zona de conforto. Pra quem não ouviu, corre lá e não perca essa oportunidade.

Formação:
Ralf Scheepers (vocais);
Henny Wolter (guitarras, vocais em “Hands of Time”);
Magnus Karlsson (guitarras, vocais em “Hands of Time”);
Mat Sinner – (baixo, vocais de apoio, vocais em “Hands of Time”);
Randy Black (bateria).

Faixas:
01. Before The Devil Knows You’re Dead
02. Riding The Eagle
03. Six Times Dead (16.6)
04. Black Rain
05. Under The Radar
06. 5.0 / Torn
07. Soar
08. Killbound
09. No Smoke Without Fire
10. Night After Night
11. Smith & Wesson
12. The Exorcist
13. Hands Of Time

  • 9/10
    - 9.0/10
9/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish