Roadie Metal Cronologia: King Diamond – Abigail (1987)

by Roadie Metal

Ou você ama, ou odeia. Não dá pra ficar em cima do muro. É assim com a vocalização marcante e singular de King Diamond. Só não vale dizer que o dinamarquês peca na criatividade, originalidade e genialidade temática. Tudo isso estava presente em seu segundo — e clássico absoluto — disco: ‘Abigail’, lançado em fevereiro de 1987 pela Roadrunner Records.

A história apresentada por King Diamond no álbum é mais ou menos a seguinte: um conde chamado Count de LaFey, certo dia, descobre que sua esposa está grávida de um bebê que não é dele. Ele não tem dúvidas e consegue fazer com que a criança (Abigail) nasça morta e a coloca em um sarcófago para que não seja dominada pelo mal. Mas, quase um século depois, Jonathan LaFey herda a mansão onde tudo ocorreu e, mesmo sendo avisado sobre o fantasma de Abigail, decide se mudar para a residência. Miriam, esposa de Jonathan acaba possuída pelo espírito de Abigail, e aí a história ganha ares ainda mais macabros. Basicamente isso.

Musicalmente falando, o disco é impecável! São nove faixas — contando uma introdução — calcadas no Heavy Metal tradicional e que carregam muita inspiração em cada acorde. A interpretação vocal de King é algo surpreendente ainda nos dias de hoje.

‘Abigail’ foi produzido pelo próprio King Diamond e teve Roberto Falcao como engenheiro de som. As gravações ocorreram no Sound Track Studio, Copenhague, entre o final de 1986 e início de 1987. A banda à época, contava com King Diamond nos vocais, obviamente, Andy LaRocque (guitarra), Michael Denner (guitarra), Timi Hansen (baixo) e Mikkey Dee (bateria).

A identidade musical da banda, unindo peso, melodia, temáticas obscuras, velocidade e interpretação acima da média, foi toda aperfeiçoada e definida em ‘Abigail’, vide músicas como “A Mansion in Darkness”, “Arrival”, a faixa-título e “The Family Ghost”. A proposta apresentada em ‘Fatal Portrait’, álbum de estreia do grupo em 1986, foi elevada e atingiu seu ápice neste que, com toda a certeza, é um clássico não só na carreira de King Diamond, mas na história da música pesada mundial.

Faixas:
01. Funeral
02. Arrival
03. A Mansion in Darkness
04. The Family Ghost
05. The 7th Day of July 1777
06. Omens
07. The Possession
08. Abigail
09. Black Horsemen

Formação:
King Diamond (vocais)
Andy LaRocque (guitarra)
Michael Denner (guitarra)
Timi Hansen (baixo)
Mikkey Dee (bateria)

10/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish