Após lançar clássicos como “The Hunter”, “Watching Over Me” e “Burn’t Offerings”,e gravar os memoráveis registros “Burn’t Offerings” (1995), “Dark Saga” (1996) e “Something Wicked This Way Comes” (1998) eis que os Americanos do Iced Earth ressurgem com seu então sexton registro de estúdio, intitulado “Horror Show” que foi lançado em 2001.
A banda vinha em seu ápice e “Horror Show” veio como um álbum conceitual, baseado apenas em personagens de tramas de filmes de terror/suspense, e este é último registro da fase clássica do grupo, sendo este o último registro de inéditas da fase inicial com o vocalista Matt Barlow.
Iniciando a audição do disco temos “Wolf”, que traz uma intro totalmente remetente aos primeiros registros, principalmente ao “Night of The Stormrider” (1991). Riffs bem característicos com o andamento que é marca registrada de Jon Schaffer, tendo um grande destaque para os vocais impecáveis de Barlow que se destacam entre normais e agudos. Esta faixa é baseada no filme “The Wolf Man”.
Seguindo temos “Jack”, que se inicia de forma agressiva, rápida, riffs velozes casados com uma excelente e poderosíssima linha de bateria de Richard Christy. Durante o andamento elementos sombrios fazem parte do tema sonoro. Esta faixa é baseada no filme Jack – O estripador.
Adiante temos “Damien”, que é o ápice do disco, trazendo vocais soturnos misturados com “ópera”, mas terminando a introdução o som se faz totalmente cadenciado com uma marcante linha de baixo de Steve DiGiorgio. Esta faixa é baseada no seriado “The Omen”.
Por ser um álbum conceitual, todos as faixas terão um mesmo direcionamento, tendo destaque ainda para “Dracula” que é baseada no best-seller “Dracula de Bram Stoker” lançado no início da década de 90, estrelado pelos atores Gary Oldman, Anthony Hopkins e Keanu Reeves. Outro destaque é “Jekyll & Hyde”, baseada no livro homônimo, vulgarmente conhecido como “O Médico e o Monstro”.
O álbum ainda apresenta um magnífico cover de “Transylvania” do Iron Maiden.
Formação:
Jon Schaffer – guitarra base, vocais.
Matthew Barlow – vocais
Larry Tarnowski – guitarra
Richard Christy – bateria
Steve DiGiorgio – baixo