Roadie Metal Bio: Chastain

by Jéssica Da Mata

País de origem: Estados Unidos
Anos de atividade: desde 1984
Gênero: Heavy Metal

Inicialmente a banda foi montada por Mike Varney (fundador da Shrapnel Records) para um álbum solo de David T. Chastain. David queria uma vocalista que fizesse o diferencial na banda e então foi escolhida Leather Leone, que era da banda Rude Girl. Juntamente com o baterista Fred Coury e o baixista Mike Skimmerhorn, eles então formaram o Chastain.
Logo após o primeiro álbum de estreia “Mystery Of Illusion” em 1985, o baterista deixou a banda para se juntar ao Cinderella, sendo substituído por Ken Mary (Alice Cooper, Accept, entre outras). Com esta formação foi lançado o “Ruller of the Wasteland” em 1986, o terceiro disco “The 7th of Never” em 1987 e “The Voice of the Cult” em 1988. Após estes discos, o baixista foi substituído por David Harbour (que também participou do King Diamond) e no disco de 1990 “For Those Who Dare” (para mim, o melhor da banda), o baterista foi substituído por John Luke Hebert.

Para alguns críticos, Chastain é mais do que uma básica banda de Heavy Metal oitentista, pois as habilidades do guitarrista David Chastain e o vocal fantástico de Leather Leone, fazem dessa banda única.
A banda foi criada para ser um Heavy Metal puro e menos comercial. O líder David Chastain testou diversos vocalistas homens, mas desistiu quando ouviu a Leather. Eles tiveram uma boa repercussão no mundo do Metal. Diversas bandas importantes gravaram músicas dos Chastain.

Após diversas turnês mundiais de sucesso em 1991 e algumas mudanças, principalmente pela substituição da vocalista Leather Leone por Kate French e troca de gravadora. Houve então mais dois lançamentos, “Sick Society” em 1995 e “In Dementia” de 1997. A partir daí, a banda ficou parada e ressurgiu em 2004 com o disco “In a Outrage” e desapareceu novamente. Neste período houve mais mudanças, sendo que a principal foi o retorno da primeira vocalista Leather Leone. Juntamente com Mike Skimmerhorn e o baterista Stian Kristoffersen foi lançado em 2013 “Surrender To No One” e em 2015 “We Bleed Metal” em 2015. A vocalista Leather continua fazendo turnês em carreira solo com as músicas do Chastain.


Formação:
Leather Leone – Vocal
David T. Chastain – Guitarra
Mike Skimmerhorn – Baixo
Stian Kristoffersen – Bateria

Discografia:
Mistery Of Illusion – 1985
Ruller of the Wasteland – 1986
The 7th Of Never – 1987
The Voice Of The Cult – 1988
For Those Who Dare – 1990
Sick Society – 1995
In Dementia – 1997
In Na Outrage – 2004
Surrender To No One – 2013
We Bleed Metal – 2015

Gravadoras: Leviathan Records, Shrapnel Records e Massacre Records

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish