Roadie de A / Z – bandas de um só disco

by Gustavo Troiano

Toda terça-feira estarei trazendo aqui grandes bandas do cenário obscuro que lançaram apenas um LP. Terá sido azar, falta de oportunidade ou apadrinhamento, não importa, eles lançaram apenas um play e sumiram.
LETRA A – A Chave – De Ponta Cabeça (1977)


Eles foram os precursores do rock paranaense, atuando de 1969 a 1979, quando foi dissolvido. Tornou-se a mais importante banda de rock de Curitiba e continua cultuada até hoje.
Na década de 70 “A Chave” abriu todas as portas e mostrou o caminho das pedras para as centenas de bandas que surgiram na cidade após a sua dissolução. Quando a banda acabou, apesar de ter mais de 100 músicas próprias – uma boa parte tendo como letrista o conhecido poeta Paulo Leminski – não deixou nenhum registro em LP, tendo apenas lançado pelo selo GTA Gravações Tupi Associadas um raro compacto simples (1977), contendo as músicas “Buraco No Coração” e “Me Provoque Pra Ver”, ambas em parceria com o Lemisnki.

Se apresentaram ao lado de Secos e Molhados, Rita Lee & Tutti Frutti, Mutantes, O Terço, Made In Brazil, Casa das Máquinas, Joelho de Porco, Som Nosso De Cada Dia, Bixo da Seda e chegou até abrir um show do Bill Haley And His Comets, no Guairão em 1975.

Em 2004, os quatro integrantes da extinta banda curitibana A Chave – Ivo Rodrigues (vocalista), Paulo Teixeira (guitarra e vocais), Carlão Gaertner (baixo) e Orlando Azevedo (bateria) foram pegos de surpresa com a descoberta de um CD pirata do grupo. O disco foi achado em uma feira de colecionadores de discos antigos em São Paulo, pelos donos da loja Vinyl Club, de Curitiba, que deram de presente uma cópia ao vocalista Ivo. Com o apoio operacional de Márcia Teixeira – mulher do guitarrista Paulo, resolveram piratear o disco pirata, é mole, e reproduziram uma tiragem limitada com o mesmo formato e layout, essa tiragem logo se esgotou e a seguinte também.

O mais curioso de toda essa história é o fato da banda ter pirateado o seu próprio disco pirata – sem conhecer o autor da pirataria – gerando um dado inédito e hilário no mercado fonográfico brasileiro. O fato é que 33 anos depois, A Chave pirateou o seu próprio pirata. Caso inédito. Creio que nem Bob Dylan, com todos os seus bootlegs tinha pensado nisso. Não reparem na qualidade de áudio, afinal, vai saber de qual fita K7 foi tirado isso.

Formação:
Ivo Rodrigues (Guitarra e Vocal)
Paulino de Oliveira (Guitarra e Vocal)
Carlão Gaertner (Baixo)
Orlando Azevedo (Bateria)

De Ponta Cabeça 00:00
Meu Oficio é o Rock and Roll 04:53
Me Provoque Pra ver 08:20
Luva de Pelica 10:43
Raquel 14:18
Buraco No Coração 17:33
A Bruxa 19:50
Bye Bye Baby Blue 23:02
Blues Satanás 24:50
Macacos Cósmicos 29:05
A Coisa Era Pra Matar 32:42
Galope 38:00
Bônus
Buraco No Coração 40:40
Me Provoque Pra ver 42:55

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish