Resenha: Vokonis – Grasping Time (2019)

by Tatianny Ruiz

A bastante tempo eu tenho aberto a minha lista de lançamentos recebidos e eu sou mantida pairando meus olhos sobre o novo álbum da banda sueca VOKONIS, estamos falando do hipnótico full-lenght “Grasping Time” que será lançado no próximo dia 6 de setembro de 2019 pela The Sign Records.

Provavelmente você deve estar se perguntando porque “hipnótico” e eu sou obrigada a mencionar a linda arte de capa criada por Kyrre Bjurling, nada demasiadamente avançado mas seus olhos estaram vidrados por estes tons de verde e uma bela rena que lhe espera no portal. Em segundo lugar pela graciosa faixa título “Grasping Time“, sim, pela primeira vez eu estou pulando faixas dentro de uma revisão, e o motivo é a proximidade sonora com outra grande banda que eu adoro, Opeth.

Grasping Time” é além de faixa título do álbum também o primeiro single que foi lançado em vídeo clipe em 2 de fevereiro deste ano, e eu me lembro de ouvir isso e me perguntar “Como esta banda pode ter crescido tanto em um intervalo tão curto de tempo?“, sim porque a Vokonis iniciou as atividades em 2015 e já acumula três full-lenghts, um Split com a as bandas Slomatics, Messa e Mos Generator, além de alguns singles, então esta é uma banda que não perdeu tempo em evoluir.
Eu também mencionei eles como uma grande banda então vamos nos aprofundar e conhecer um pouco mais sobre estes caras.
O pesado trio de metal progressivo, Vokonis, é o tipo de banda pronta para confundi-lo com sua vibração furiosa de Doom metal e passagens melódicas encharcadas em distorção explosiva, linhas deliciosas mescladas e uma boa dose de fúria em riffs cortantes de Heavy metal, prontos para florescer completamente como a fera progressiva que eles mantêm aprisionada desde 2015 a banda varia estilos de riffs realmente pesados com vocais inspirados por bandas como Baroness e seguindo por planícies cintilantes como Pink Floyd, eles mergulharam completamente em suas composições e o resultado é algo magnífico. À medida que você adentra esta jornada psicodélica e emocionante, a Vokonis terá mostrado seu alcance indo desde uma linha Doom completa até passagens melodicamente felizes, então sim, esta é uma banda com um encarte muito favorável em sua estrutura total.
Simon, Emil, e Jonte são músicos exímios trabalhando a todo vapor tendo até ganhado parte dentro do filme de animação “The Planet of Doom”, ao qual nós já mencionamos anteriormente aqui na Roadie Metal, leia a matéria abaixo:

http://roadie-metal.com/the-planet-of-doom-conheca-um-pouco-da-animacao-que-mescla-a-cultura-metal-e-artes/

Passamos os dados é hora de iniciar a audição e nossa jornada começa em “Antler Queen” e uma entrega aos riffs pesados em sua largada é encontrada e eu simplesmente adoro o fato da oscilação vocal que apresenta bastante de Stoner Metal, tudo ganha um encaixe curioso aos elementos progressivos e podemos ouvir um bom trabalho da bateria.
Nós também falamos em um monstro acordando e você o terá olho-a-olho na gigante “Sunless Hymnal” e seus quase dez minutos de duração e um brilhante solo que se mantém dançando ao vocal mais forte de Simon.

I Hear the Siren” é outra faixa bastante intrigante que se inicia em linhas ríspidas de guitarra que realmente te remete a sirenes e fúria antes de cair em um campo mais melancólico de vocais emocionais que variam em tristeza e sofrimento.
Na sequência teremos o primeiro momento de queda da banda passando por “Exiled” e “Ashes“, ambas faixas mais curtas sendo a primeira apenas instrumental e a segunda empurrando novamente o álbum com um pouco mais de força.
Fading Lights” é outra faixa ótima e os vocais mais baixos acompanhados de linhas realmente limpas de guitarra proporcionam uma boa atmosfera.
Algo interessante sobre a banda Vokonis é o fato deles somarem tantas referências em um único álbum encaixando tudo sem falhas, isso irá dificultar muito ao ouvinte defini-los em apenas um gênero mas isso também é a certeza que estes músicos estão no caminho certo para a própria identidade.

Score: 8/10

Track listing

  1. Antler Queen
  2. Sunless Hymnal
  3. I Hear the Siren
  4. Exiled
  5. Ashes
  6. Embers
  7. Grasping Time
  8. Fading Lights

Membros da banda
Simon – Guitarras e vocais
Jonte – Baixo
Peter – Bateria

Facebook Oficial

https://www.facebook.com/OfficialVokonis/

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish