Resenha: Primal Fear – Metal Commando (2020)

by Mauro Antunes

Uma das mais queridas e saudadas bandas do cenário Power Metal alemão, o Primal Fear está de volta, lançando “Metal Commando”, seu 13º trabalho de estúdio. A banda formada por verdadeiros workaholics da música: Ralf Scheepers (vocal), Mat Sinner (baixo), Magnus Karlsson / Alex Beyrodt / Tom Naumann (guitarras) e o recém-chegado Michael Ehré (bateria, Gamma Ray) voltaram desta vez com a corda toda.

Quem acompanha a discografia da banda atentamente, sabe que os caras adoram uns experimentos aqui e ali. Em álbuns como “Seven Seals” (2005) e “New Religion” (2007) a banda resolveu sair de sua zona de conforto e criar trabalhos diferentes com levadas progressivas repletas de teclados, baladas em profusão, porém com o toque Primal Fear de ser.

Em 2018, a banda repetiu a dose e criou seu trabalho mais light, chamado “Apocalypse”. Naquele momento, os alemães decidiram fazer um álbum que beira o Hard Rock, muito próximo ao trabalho da banda Sinner, deixando de lado o peso tradicional que sempre foi o carro chefe das composições, em especial, dos 5 primeiros trabalhos. Em “Metal Commando”, os caras resolveram voltar a fazer o ‘arroz com feijão’ costumeiro, que deixará seus fãs mais dedicados, muito, mas muito mesmo, satisfeitos e como sorrisão aberto.

A faixa de abertura “I Am Alive” é tipicamente Primal Fear, repleta de riffs e Scheepers já mostrando ao ouvinte que continua no auge técnico e potente de sua voz, além de ter um refrão daqueles que grudam na sua mente. Que forma brilhante de abrir o disco! Em “Along Come the Devil” uma leve desacelerada, sendo esta uma das poucas que poderia estar “Apocalypse”.

Na sequência, o Speed Metal de “Halo” cativa novamente o ouvinte à procura de peso e velocidade; “Hear Me Calling” também desacelera, mas o feeling de Scheepers rouba a cena, e faz desta uma surpresa agradável. Outra que merece destaque é a icônica “My Name Is Fear” a mais porrada do trabalho.

O clima dá uma esfriada com a baladinha “I Will Be Gone” que é indicada apenas aos fãs de gravações mais lentas e acústicas. Eu, particularmente, adorei!

“Raise Your Fists”, “Howl of the Banshee” e “Afterlife” seguem a linha Speed Metal tradicional e seu show de riffs, em que o brilho pertence ao trio de guitarristas, até chegar em “Infinity” e seus 13 minutos de duração: não que se seja uma nova “Rime of the Ancient Mariner” ou “Keeper of the Seven Keys”, mas ela chama a atenção. Antes de ouví-la fiquei curioso ao imaginar uma banda como o Primal Fear fazer uma música tão longa. No geral, o lado épico falou mais alto, mas dá aquela sensação de que a faixa poderia ser melhor se fosse mais curta.

E para os amantes de mídias físicas, há ainda uma versão em digipack com CD bônus com 4 faixas adicionais, sendo que uma delas, “Crucify Me” foi lançado como single pouco tempo depois do lançamento de “Apocalypse” (2018). Fãs da banda, não poderão perder esse item.

Muito bom ver que a banda não perdeu sua essência, voltou a fazer Heavy Metal com aquela brutalidade a que nos acostumamos a ver, sem maiores invencionices ou experimentos. Que a pandemia acabe logo para que possamos vê-los em ação com suas novas músicas apresentadas aqui, em especial, “I Am Alive”, “Halo”, “My Name Is Fear” e “Afterlife”. Longa vida ao Primal Fear, com eles a diversão é garantida! Ouça!

Primal Fear – I Am Alive (2020)

Primal Fear – “Metal Commando”
Data de lançamento: 24 de julho de 2020
Gravadora: Nuclear Blast

Tracklist
01 – I Am Alive
02 – Along Came the Devil
03 – Halo
04 – Hear Me Calling
05 – The Lost & the Forgotten
06 – My Name Is Fear
07 – I Will Be Gone
08 – Raise Your Fists
09 – Howl of the Banshee
10 – Afterlife
11 – Infinity
12 – Rising Fear (bônus – Ed. Digipack)
13 – Leave Me Alone (bônus – Ed. Digipack)
14 – Second to None (bônus – Ed. Digipack)
15 – Crucify Me (bônus – Ed. Digipack)


Formação
Ralf Scheepers – vocal
Tom Naumann – guitarras
Alex Beyrodt – guitarras
Magnus Karlsson – guitarras
Mat Sinner – baixo
Michael Ehré – bateria

Primal Fear – Hear Me Calling (2020)
9/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish