Resenha: Pandemmy – Subversive Needs (2020)

by Renan Soares

Quatro anos após o lançamento do “Rise Of a New Strike”, em 2016, a banda recifense Pandemmy chega em 2020 com seu mais novo trabalho, intitulado “Subversive Needs” tendo nesse álbum a banda passado mais uma vez por uma mudança de vocalista, tendo o guitarrista Guilherme Trovador assumido os microfones.

Se ao longo dos seus 11 anos de atividades o Pandemmy sempre apresentou letras que abordam questões político-sociais, nesse novo disco isso ficou ainda mais claro, ainda mais após todos os fatos que tem ocorrido no Brasil e no mundo nesses últimos anos.

Com isso, a temática das faixas apresentadas são as mais atuais possíveis, abordando temas como Fake News na Internet, a cultura de ódio existente nos dias de hoje, xenofobia, além de dedicar uma faixa para Mumia Abu-Jamal, ex-integrante dos Panteras Negras, preso nos Estados Unidos após um julgamento cheio de contestações, por supostamente ter matado um policial dos anos 80 que estaria agredido seu irmão.

Em comparação com os trabalhos anteriores, que já tem um cunho crítico forte, as do “Subversive Needs” está ainda mais forte, principalmente porque está mais direto do que nunca.

Agora, musicalmente falando, Trovador não tem um dos guturais mais fortes, tanto que por isso, a disco ficou muito mais puxado para o lado do Death do que do Thrash Metal, mesmo ainda tendo um pouco mais de velocidade em uma faixa e outra.

Algumas faixas que destaco é a “Xenophobia”, que principalmente por conta da sua temática, teve parte da letra cantada em idiomas latinos americanos com o intuito de ressaltar o assunto tratado, se referindo principalmente a xenofobia sofrida pelo povo da América Latina nos outros países.

Outra música interessante de destacar é a “I Choose My Blood”, por ser mais cadenciada, de uma forma a qual nunca tinha visto o Pandemmy fazer antes, sendo, sonoramente, um ponto fora da curva no álbum.

O álbum também com duas participações especiais, sendo ela a de Danilo Coimbra (Malefactor) na faixa “Free Mumia (A Panther In The Cage)”, e de Lohy (Rebaelliun) na faixa “Webchaos”, onde ambos executam bem seus papéis nas músicas em questão.

No mais, o Pandemmy entrega no “Subversive Needs” seu segundo melhor trabalho da carreira, ficando atrás apenas do seu disco de estreia “Reflections & Rebellions”.

Pandemmy – Subversive Needs
Lançamento: 06 de março de 2020
Gravadora: Independente

Tracklist

01 Deforestation
02 Neohate
03 Free Mumia (The Panther In the Cage)
04 Webchaos
05 Xenophobia
06 I Choose My Blood
07 Terror Paranoia
08 The Ilusion of Suffering
09 Charlottesville

Formação

Guilherme Trovador – vocal e guitarra
Pedro Valença – guitarra
Marcelo Santa Fé – baixo
Vítor Alves – bateria

  • 9/10
    Pandemmy - Subversive Needs (2020) - 9/10
9/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish