Não é fácil resenhar um álbum ao vivo, ainda mais sendo ele da sua banda favorita. Ao mesmo tempo, por conhecer e acompanhar a banda, você acaba notando detalhes que podem passar despercebidos para quem acompanha ocasionalmente.
Com isso, chegamos a resenha do grande lançamento do Metallica desde “Hardwired...To Self-Destruct” (2016), seu álbum ao vivo com a San Francisco Symphony, “S&M2“. O registro é o segundo junto com a Orquestra, justamente dos shows ocorridos em Setembro de 2019 em comemoração aos 20 anos do primeiro álbum, “S&M“, lançado em 1999.
Primeiramente, vamos falar sobre a performance da banda e da Sinfonia. A banda já vinha tocando regularmente em 2019, então já havia um entrosamento muito bom. James Hetfield estava a poucas semanas de sua reabilitação, mas não parece ter sido afetado pelos problemas com álcool, muito pelo contrário, entrega uma performance cheia de energia e com momentos emocionantes, como por exemplo nas performances de “The Outlaw Torn” e “Unforgiven III“, onde podemos notar até uma certa melancolia em sua voz, o que deu uma enriquecida na audição, mas não espere uma voz afinadíssima como a do primeiro “S&M“. Podemos notar também, um Kirk Hammet errando menos que o normal, mas também devemos levar em conta que o show foi remixado e com certeza conta com overdubs; Lars Ulrich bastante democrático, sem arriscar muito e até mesmo simplificando algumas linhas de bateria, como em “The Day That Never Comes” e “One“; Trujillo como de costume, competente e não comprometendo, só acho que o mesmo deveria ter feito a performance de “(Anesthesia) Pulling Teeth“, e não o baixista da Sinfonia.
Sobre a San Francisco Symphony não há muito o que falar, somente elogiar mesmo a performance perfeita, destacando “The Day That Never Comes“ e “The Unforgiven III“, além de “Scythian Suite, Opus 20 II: The Enemy God And The Dance Of The Dark Spirits” e “Mosolov: The Iron Foundry, Op. 19“.
Sobre a escolha do setlist, há algumas observações: as faixas que funcionaram bem no primeiro álbum há 20 anos, como “The Call Of Ktulu“, “The Outlaw Torn” e “No Leaf Clover“, eram obrigação estarem presentes aqui, assim como os clássicos obrigatórios em qualquer show do Metallica, como “One” e “Master Of Puppets“. Das novas faixas em versão com orquestra, acredito que “Halo On Fire” se encaixou bem, assim como “The Day That Never Comes” e “All Within My Hands“, porém “Moth Into Flame” e “Confusion” ficaram um pouco deslocadas. Poderiam ter deixado de fora “The Memory Remains“, que aparece em todos os DVDs recentes da banda, e inserido outras faixas novas, como “Dream No More“, ou outras mais antigas, como “Fade To Black“, “The Unforgiven” ou até mesmo “To Live Is To Die“, que se encaixariam perfeitamente nesse formato. As músicas não autorais tocadas com mais destaque pela Sinfonia também foram ótimas escolhas, incluindo “The Unforgiven III“, somente ressaltando a qualidade incrível de todos os músicos.
A mixagem é um dos pontos fortes, algo que sempre foi motivo de polêmica se tratando do Metallica, aqui é bem balanceada, dando pra notar todos os detalhes, bons e ruins. Poderiam ter dado um pouco mais de ênfase aos bumbos de Ulrich, que ficam muito baixos quando o mesmo usa o pedal duplo, mas nada que comprometa a experiência.
Por fim, é seguro dizer que “S&M2” tem o nível tão bom quanto o primeiro, novas músicas enriquecem a experiência, assim como as mais velhas trazem nostalgia aos ouvidos, tudo isso somado a incrível produção, padrão de grandes eventos do Metallica. Aumente o som e aproveite ao máximo, pois a audição vale muito a pena.
Metallica and San Francisco Symphony – S&M²
Data de lançamento: 28/08/2020
Gravadora: Blackened Records
Faixas:
CD 1
1. The Ecstasy of Gold (Live)
2. The Call of Ktulu (Live)
3. For Whom the Bell Tolls (Live)
4. The Day That Never Comes (Live)
5. The Memory Remains (Live)
6. Confusion (Live)
7. Moth Into Flame (Live)
8. The Outlaw Torn (Live)
9. No Leaf Clover (Live)
10. Halo on Fire (Live)
CD 2
1. Intro to Scythian Suite (Live)
2. Scythian Suite, Opus 20 II: The Enemy God And The Dance Of The Dark Spirits (Live)
3. Intro to The Iron Foundry (Live)
4. The Iron Foundry, Opus 19 (Live)
5. The Unforgiven III (Live)
6. All Within My Hands (Live)
7. (Anesthesia) – Pulling Teeth (Live)
8. Wherever I May Roam (Live)
9. One (Live)
10. Master of Puppets (Live)
11. Nothing Else Matters (Live)
12. Enter Sandman (Live)
Formação:
– James Hetfield (Vocais/guitarra)
– Robert Trujillo (Baixo/backing vocals)
– Kirk Hammet (Guitarra/backing vocals)
– Lars Ulrich (Bateria)