Resenha: Grinding Reaction – O Caos Será A Tua Herança (2018)

Eis que a banda de Diadema Grinding Reaction ganha seu presente de maioridade. Ao completar 18 anos de estrada, o grupo enfim lança seu primeiro full-length, O Caos Será A Tua Herança. A banda formada atualmente por Ricardo (vocais), Victor e Rafael (guitarras), Renato (contrabaixo, único membro fundador na atual formação) e Weslley (bateria) já tem em sua discografia uma demo autointitulada lançada em 2001 e um EP lançado em 2004, Opression, Negligence, Tears and Blood (2004), que foi retrabalhado e relançado em 2015 sob o nome Tempo, Persistência e Fúria.

A proposta do Grinding Reaction sempre foi praticar um Heavy/Thrash Metal com influências do Hardcore, do Punk e do Groove noventista, como se o Ratos de Porão encontrasse o Pantera. Essas influências são muito bem retratadas e trabalhadas em O Caos Será Tua Herança. Os vocais esganiçados e agudos de Ricardo se encaixam bem na proposta da banda e acabam por se tornar um diferencial. As guitarras de Victor e Rafael soam pesadas e agressivas, como mandam a cartilha do estilo. O baixo do fundador Renato é um dos grandes destaques da gravação com seu timbre destacado, tanto que em vários momentos é ele quem toma a linha de frente das músicas. O baterista Weslley mostra muita garra durante todo tempo e feeling quando este elemento se faz necessário.

Os destaques de O Caos Será A Tua Herança ficam por conta do Thrash Metal de Os Fins Justificam Os Meios, a cadenciada Flagelo (uma das que o baixo de Renato é o líder), a groovada e pesada Dor, Sofrimento e Morte, a variada As Ameaças Não Devem Mudar A Verdade, apesar de sua introdução me remeter inevitavelmente a uma música da banda cearense Crustcaos, a Punk Rock Negra Sina, a Hardcore Piada e o grande final com Verdades E Utopias, a melhor de todo o álbum e que mostra o talento da banda em termos de composição e arranjos.

Apesar de O Caos Será A Tua Herança ser composto por 16 músicas, seu comprimento final mal passa de 41 minutos. Este fato, aliado a empolgação e qualidade de todas as composições, torna a audição deste álbum confortável. Lógico, no sentido de comodidade, por que o que o Grinding Reaction registrou e apresentou aqui foi a mais puro ataque às mazelas do país em suas letras com uma trilha sonora pesada e agressiva.

O trabalho de mixagem deixou o som do Grinding Reaction cru e pesado. O baixo e os vocais estão bem destacados sem prejuízo às guitarras. O único porém neste quesito se refere ao caixa de bateria do talentoso Weslley, que sofre por ficar muito tempo soterrado sob as guitarras e o baixo, principalmente por sua afinação aguda e seca, sem forças para medir com a pesada e grave seção de cordas.

Pois bem. O Grinding Reaction chegou à maioridade com uma violência juvenil e com estratégias de adulto. Tomara que a banda mantenha estas duas características: a mentalidade de adulto e a atitude e o vigor de jovem, porque assim os fãs ganharão um ótimo álbum de Thrash/Crossover todo ano, e não somente quatro a cada dezoito anos.

O Caos Será A Tua Herança – Grinding Reaction (independente, 2018)

Tracklist:
01. O Caos Será Herança
02. Os Fins Justificam Os Meios
03. Recuse A Cegueira
04. Flagelo
05. Guerra Urbana
06. Dor, Sofrimento E Morte
07. Cangalha
08. Marionete
09. Negra Sina
10. Piada
11. Inimigo No Espelho
12. As Ameaças Não Devem Mudar A Verdade
13. Pesadelo Latino Americano
14. Rato Cinza
15. Vida Útil
16. Verdades E Utopias

Line-up:
Ricardo – vocais
Victor – guitarras
Rafael – guitarras
Renato – contrabaixo
Weslley – bateria

Encontre sua banda favorita