Resenha de show: Facing Fear (Fofinho Rock Bar – São Paulo, 16/06/2018)

No terceiro sábado de junho, mais precisamente no dia 16, o Fofinho Rock Bar se tornou o ponto de encontro para quem curte especialmente Heavy Metal Tradicional na capital paulista. A madrugada do domingo chega e, com ela, 13⁰c de uma temperatura gelada que tentava intimidar a diversão de quem estava presente na casa.

Pelas ruas, um clima de deserto, todos se escondendo do frio, exceto aqueles loucos por Heavy Metal que se aglomeravam em frente ao point do Rock’n’Roll daquele lado da cidade. Quem estava no Fofinho Rock Bar, na expectativa de se aquecer durante a espera dos cariocas do Facing Fear, não perdeu a oportunidade de se esbaldar no vinho e destilados, afinal, tomar cerveja a uma temperatura de 13° não parece ser tão confortante para quem mora deste lado do hemisfério.

02h45 da manhã sobe ao palco e percebe-se por trás das cortinas, a banda Facing Fear preparando suas “armas de guerra” para a última apresentação da madrugada, pois antes dela os grupos Breakout de Mauá/SP e Night Prowler de Osasco/SP comandaram a festa em uma noite totalmente dedicada aos “maníacos” admiradores do movimento NWOTHM (New Wave Of Tradicional Heavy Metal).

Como se sabe, em alguns lugares do mundo underground as primeiras bandas a tocarem em festivais normalmente se mandam com seu público debandando em seguida, prejudicando quem toca por último, mas não desta vez, nesta noite o Headbanger paulista deu exemplo de irmandade e reconhecimento, valorizando a nova geração do Metal Tradicional que se ergue fortemente na cena, e isso não é “modinha retrô”, é dedicação e satisfação, pois todos ficaram na expectativa de assistir a apresentação vinda do Rio de Janeiro.

03h00 em ponto, a cortina se abre ao fim do intervalo que compreendeu os últimos retoques no som. O salão estava com pouca gente, pois muitos estavam no piso inferior, se aquecendo com bebidas quentes ou congelando suas gargantas com muita cerveja.

Ao primeiro acorde, todos abandonam o bar e sobem às pressas para verem o Facing Fear já no palco, tendo como abertura do show, a música “Prisão Mental” do renomado EP “Lutaremos pelo Metal” de 2017, e a galera já chega cantando junto, “bangeando” e respondendo às chamadas de Terry Painkiller, vocalista da banda que surpreendeu em disposição e voz, em plena madrugada gelada. Com seus agudos agressivos e longos o “frontman” demonstrou um domínio de técnica fantástico que merece esse destaque.

As rajadas nos riffes pesadíssimos de Raphael Dantas, seguido por um baixo de pegada forte e marcante de Nathalia Souza, a quem cabe destacar sua performance de palco que faz inveja a muitos, e Vall Maranhão, com o braço direito na batera cadenciando em “marteladas” o mais puro e tradicional Heavy Metal, fizeram o termômetro subir em velocidade constante.

Destacando aqui, a música “I Wanna Play the Sound”, que recentemente foi apresentada como videoclipe oficial, onde a galera cantou junto com muita empolgação. Mas, o coro mesmo foi na apresentação de “Lutaremos pelo Metal”, hino que intitula o recente EP, com todos cantando bem alto o refrão: “Lutaremos pelo Metal, viveremos pelo Metal!”.

Apesar do frio do lado de fora, lá dentro escorria o suor de bangers agitando ao verdadeiro som do Heavy Metal e, quem estava no show, pôde conferir em primeira mão músicas do vindouro “full length” da banda, como “Until the End”, “Run for My Life”, “The Lonnely Soldier”, “Omayra”, “Snow Wicth” e “Hell’s Killer”.

O festival que contribuiu para um clima mais quente em São Paulo acabou às 03h50 fechando com um cover para “See You In Hell”, da banda britânica Grim Reaper, e deixou todos os presentes na expectativa de um novo encontro como este.

A satisfação no rosto das pessoas foi singular, o frio não espantou ninguém e foi embora com tanto calor humano. Parabéns a todos os envolvidos na produção que, junto ao público e as bandas Night Prowler, Breakout e Facing Fear, contribuíram para uma noite/madrugada excelente. Que venham os próximos eventos!

Por Jucie Lord / Fotos: Facebook

www.facebook.com/lorddrums

Setlist:
01. Prisão Mental
02. Licantropia
03. Until the End
04. I Wanna Play the Sound
05. Run for My Life
06. The Lonnely Soldier
07. Omayra
08. Snow Wicth
09. Hell’s Killer
10. Enfrentando o Medo
11. Lutaremos pelo Metal
12. See You in Hell (cover do Grim Reaper)

Encontre sua banda favorita