“Caxias Cool Rock” é mais uma coletânea com a selo de qualidade CaxiasRockZne. Composta de 27 sons, sendo uma música ou duas por banda, este material tem a função principal de divulgar as bandas de Caxias do Sul.
Como é de praxe,os estilos são diversos e vão desde o Thrash, passando pelo Heavy, Hardcore, o Metal moderno/Groove, Doom, Blues, Rock, entre outros.
Neste tipo de material, às vezes fica difícil listar os destaques mas, depois de ouvir várias vezes, me certifiquei que todas as bandas tem potencial. Algumas já são velhas conhecidas do underground e já vem como destaque, no caso as bandas MARENNA e seu Metal tradicional; OSSOS, com um Crossover veloz e furioso; e a FIGHTER, uma das grandes revelações de música nacional dos últimos anos.
Duração: Aproximadamente 1h e 59 minutos (27 sons)
Links das Bandas:
Ossos: http://ossosoficial.com/
Marenna: www.marennaofficial.com/
Fighter: https://www.facebook.com/bandafighter/
Outra banda Caxiense que vem se destacando é o pessoal da CADIABLO, que tem em “O Corvo” uma pancada descomunal, com uma peculiaridade e singularidade incrível, uma originalidade sonora que tenho visto pouco por aí.
Na sequência temos o Horror Punk Rock com a música, Dig Up Her Bones da banda RINITS, banda que conheci em 2014. Não sei se ainda estão na ativa, mas tenho certeza que deveriam estar porque é uma banda excelente.
Na próxima faixa temos a música “3 Anos Atrás” da banda PLANO 13, que até então não conhecia. Fazem um trabalho mais voltado para o som mais moderno e bem técnico, aliando letra e melodia.
A BEIJO VULGAR é outra banda que vem crescendo no cenário frio da serra gaúcha e merece ser ouvida. “Mulher Mistério”, um prato fino a ser degustado, calmamente é um clássico. Um misto de Blues Moderno com Rock N Roll, uma letra fenomenal.
Summer Light da LARA & JACKPOINT vem trazendo novos ares para o Rock caxiense, com uma pegada Country e letras cantadas em inglês, me resta dar os parabéns pois precisamos de diversidade.
Mas essa resenha ficaria incompleta se eu deixasse de lado uma promessa que está há três anos na cena e vem fazendo um ótimo trampo, além de se mostrar inovadora mostrando um Rock maduro. Estou falando dos pretorianos da CAPA PRETA ROCK colocando na roda “Nome Dela é Luxúria”.
“Chico Morreu” da Banda MOFFUS é uma Homenagem ao Saudosos Chico Science que morreu em um acidente de carro. A Música tem uma pegada mangue bit, porém com o DNA da banda.
“It´s Gonna Be This Way”, da NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS, mescla som setentista com elementos psicodélicos de forma fantástica, e que ficou comprovado com o todo o trabalho já realizado pelos caras.
Ainda temos os Punk Rock e Hard Core da TEORIA DO KAOS, com “Bandeira Manchada” e a PANORAMA SOCIAL com a música “Panorama Social”, que mostra que o gênero está em voga.
Com uma legião de fãs e o nome consolidado, OSSOS vem com a “Músicas de Funeral” representando o lado mais extremo do Punk/Metal, o Crossover.
“Lágrimas de Sangue” da FIGHTER dá continuidade a miscelânea de músicas que ainda está por vir. Dentre as mais conhecidas, temos aqui também das melhores bandas nacionais da atualidade, com a música “Never Surrender”, MARENNA.
A galera da FROM AUTUMN coloca seu som mais Doom Metal em campo,representado pela faixa “Almost Unreal” cativante e cheio de personalidade. “I Will Take You to Hell” da TEARS OF RAGE, representa o Metal, cheio de personalidade.
“Den Cannibal” é a faixa da SOUTHERN, uma banda de thrash metal contemporâneo, que reúne elementos do groove.
“Turn it Up” executado pelos HARD BREAKERS, “Irrelevant” da SOUTHERN, “Events of a Tragedy” com THE TRUE MEANING OF LIFE – que por sinal é um belíssimo instrumental – também me surpreenderam, e merecem maior divulgação na cena.
“Have no Feelings Inside” de NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS, começa criando um clima de despedida e “Longe do Impossível” da PLANO 13 dá uma sensação de esperança em relação a um futuro, que possa haver uma cena unida e promissora para as bandas de Caxias do Sul, com união, respeito e amizade. “Morte de Verão” com RINITS e “Circus” da HARD BREAKERS completam o circuito.
“3000 Milhas Para o Inferno” da CAPA PRETA ROCK encerra os trabalhos e eu também vou finalizando e ficando por aqui.
Uma ótima iniciativa, que merece ter sequência, graças à grande ajuda na divulgação das bandas que proporciona visibilidade e fortalecimento a cena como um todo.
Tracklist – Caxias Cool Rock 2016/2017
- Reason to Live – MARENNA
- Vai Sangrar – FIGHTER
- Controlados – OSSOS
- O Corvo – CADIABLO
- Dig Up Her Bones – RINITS
- 3 Anos Atrás – PLANO 13
- Mulher Mistério – BEIJO VULGAR
- Summer Light – LARA & JACKPOINT
- o Nome Dela é Luxúria – CAPA PRETA ROCK
- Chico Morreu – MOFFUS
- Turn it Up –HARD BREAKERS
- It´s Gonna Be This Way – NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS
- Bandeira Manchada – TEORIA DO KAOS
- Panorama Social – PANORAMA SOCIAL
- Irrelevant – SOUTHERN
- Músicas de Funeral – OSSOS
- Lágrimas de Sangue – FIGHTER
- Never Surrender – MARENNA
- Almost Unreal – FROM AUTUMN
- Events of a Tragedy – THE TRUE MEANING OF LIFE
- I Will Take You to Hell – TEARS OF RAGE
- Den Cannibal – SOUTHERN
- Have no Feelings Inside – NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS
- Longe do Impossível – PLANO 13
- Morte de Verão – RINITS
- Circus – HARD BREAKERS
- 3000 Milhas Para o Inferno – CAPA PRETA ROCK