Resenha: Bednja – Doline Su Ostale Iza Nas (2019)

by Tatianny Ruiz

BEDNJA, a revelação do black metal da Croácia está convocando os demônios e trazendo à vida o álbum ‘Doline Su Ostale Iza Nas‘ como a versão física e digital definitiva lançada em 29 de novembro pela Transcending Obscurity Records.

Esta é uma banda contrastante no cenário atual, fundindo black metal e animosidade hardcore, BEDNJA se destaca por uma identidade única em um trabalho realmente detalhado e emocionante. O nome da banda vem de um rio no norte da Croácia, acima através das montanhas e descendo o rio Drava. O nome também batizou a vila na nascente do rio, um lugar com clima frio e dialeto distinto.
Alguns detalhes precisam ser mencionados neste momento. Além da banda promover uma geniosa e enegrecida fusão musical, este é um álbum com letras cantadas inteiramente em língua croata, bem como o tema. Isso na minha opinião é algo positivo e revigorante para o gênero. Outro fator é o lançamento deste álbum. Como mencionei a princípio, este é o lançamento definitivo, mas o álbum já estava disponível através de alguns serviços de streaming desde 2018. Bednja esperou sabiamente um contrato com uma gravadora equivalente à qualidade deste material e certamente a Transcending Obscurity Records foi sábia em absorver essa banda.

Doline Su Ostale Iza Nas‘ é um álbum sólido, delineado por elementos folclóricos à medida que avança, uma introdução com passagens naturais, guitarras estridentes, vocais intercalados por gritos agudos e severamente uivados onde faixas como ‘Posljednji Krik‘ impressionam pela versatilidade e mudanças abruptas e ferozes de andamento, variando de uma atmosfera mais etérea a uma trilha sonora massiva em que a guitarra injeta um loop de energia. Os sons de água são implementados em algumas partes e “Povratak Kralja” flui de uma melodia quente para o magnífico hardcore enegrecido.

  Ivan e Nikola são uma atração adicional para essa banda, e embora o instrumental pareça imensamente vasto e poderoso, esses caras estarão gritando sem piedade entre uma dança de gêneros brutalmente colidida, um fato que pode ser visto em ‘Tisina Je Smrt‘. Aliás, essa é uma faixa visceral e Bednja é um forte candidato à novo herdeiro pronto ao posto.
Doline Su Ostale Iza Nas‘ é outra faixa animalesca e esses músicos estão apenas nos dando o melhor desta alquimia com atmosferas reflexivas e Nikola costurando linhas sangrentas na guitarra enquanto a crueldade de Petar atinge a bateria.
Você ainda encontrará ‘Iz Magle‘ e ‘Ledena Palaca‘ e pode ter certeza de que, embora essa mistura não seja empolgante para os conhecedores mais tradicionalistas, Bednja possuirá sua alma. ‘Doline Su Ostale Iza Nas‘ é um álbum ambicioso e espero que você não passe por isso sem conferir.

Track listing
1 – Iz Magle
2 – Posljednji Krik 
3 – Povratak Kralja 
4 – Ledena Palaca
5 – Tisina Je Smrt 
6 – Doline Su Ostale Iza Nas

Membros da banda
Petar Babić – Bateria
Ivan Milković – Baixo e vocal
Nikola Šarkanji – Guitarra and vocal

FACEBOOK|INSTAGRAM

Transcending Obscurity Records

WEBSITE|FACEBOOK

  • 8/10
    Bednja - Doline Su Ostale Iza Nas - 8/10
8/10

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish