A banda sueca de doom/death metal Katatonia que havia entrado em hiato no fim de 2017 para “reavaliar a banda”, irá retornar com uma reedição de seu álbum de 2009, “Night Is New Day”. Além disso, os músicos também divulgaram uma pequena turnê européia para o mês de maio.

A reedição terá uma nova capa feita pelo artista Travis Smith, será remixado por Bruce Soord e novas notas do famoso jornalista Dom Lawson.

Leia o comunicado oficial:

“A Katatonia está começando a fazer seus primeiros movimentos após um ano ocioso de silêncio. Vamos começar o nosso retorno com uma celebração do nosso álbum “Night Is New Day”, que faz 10 anos em 2019.

Para o décimo aniversário do álbum, a Peaceville irá lançar uma edição de luxo deste álbum clássico em 17 de maio de 2019, e para comemorar ainda mais essa joia sombria, retornaremos à arena ao vivo para tocar “Night Is New Day” na íntegra, na Europa em maio.

20 de maio – cidade de Luxemburgo, Luxemburgo, Rockhal
21 de maio – Colônia, Alemanha, Live Music Hall
22 de maio – Berlim, Alemanha, Columbia Theatre
23 de maio – Hamburgo, Alemanha, Gruenspan
24 de maio – Vosselaar, Bélgica, Biebob
25 de maio – Londres, Reino Unido, Islington Assembly Hall”

Katatonia foi fundada em 1991 por Anders “Blakkheim” Nyström e Jonas Renkse e é considerada a pioneira no panorama doom/death metal e com para sonoridades mais rock, ainda que sempre muito atmosféricas e melancólicas. “Dance Of December Souls” (1993) e “Viva Emptiness” (2003) são os álbuns mais celebrados.

O último álbum completo de estúdio foi “The Fall of Hearts”, lançado em 2016, recebendo ótimas críticas da mídia especializada e dos fãs. Em dezembro de 2017 a banda anunciou que entraria em um hiato, divulgando a seguinte nota: “Precisamos tirar um tempo para reavaliar o que o futuro reserva para a banda. Infelizmente, isso afetará as datas ao vivo na Noruega, Alemanha, Espanha e Polônia, e nós sentimos muito por qualquer inconveniência causada”.

Não há informações sobre mudanças na formação da banda.