Hidden Treasures: Transfixion (Brasil)

by Alexandre Veronesi

No “Hidden Treasures” de hoje falaremos sobre mais uma excelente banda brazuca, oriunda do ABC Paulista, verdadeiro berço da cena metálica nacional. Para ser mais preciso, da cidade de Santo André.

País de origem: Brasil
Período em atividade: 1996 – 2008
Estilo: Thrash Metal

O Transfixion foi um grupo de Thrash Metal fundado no ano de 1996 por Rogério Fichi (vocal e baixo) e Nelson Lima (guitarra). Após algumas mudanças de formação, pela qual passaram nomes como Alexandre Cunha (MX) e Fabiano Menon (Harppia, Panzer, Mystic, Golem e outras), o line-up se estabilizou com Max Pinho (guitarra) e Filipe Baptista (bateria), além dos dois membros fundadores já citados.

Após aparições em variados veículos da mídia especializada e shows ao lado de grandes bandas, como Exodus, Sepultura, Sodom, Krisiun e Napalm Death, o Transfixion finalmente lança seu álbum de estréia, intitulado “The Last Horizon”, em Dezembro de 2000. Tal realização abriu mais portas para o quarteto, que recebeu diversas críticas positivas e passou a se apresentar ao vivo com maior frequência nos anos seguintes, incluindo eventos memoráveis como o Setembro Negro Festival de 2002, ao lado dos norte-americanos do Hate Eternal.

Em 2003, o baterista Filipe Baptista se muda para Londres e deixa a banda temporariamente (dando lugar a Julio Carvalhal), mas retorna ao Brasil dois anos depois e retoma seu posto.

O sucessor de “The Last Horizon” foi lançado de forma independente, no ano de 2006, e batizado de “What’s Real”. O trabalho se mostrou ainda mais agressivo e maduro que o anterior, além de contar com ilustres convidados como Marcello Pompeu e Heros Trench (Korzus), Vitor Rodrigues (à época no Torture Squad) e Ricardo Peres (à época no Seventh Seal).

A divulgação do álbum e temporada de shows seguiram até 2008. Após um longo período inativo, o grupo afirmou nas redes sociais que está apenas em pausa, e chegou a divulgar alguns vídeos de ensaios, com o line-up reformulado (Murilo Castro assume a guitarra, no lugar de Nelson Lima), entre os anos de 2016 e 2017, mas até então não tivemos maiores novidades. Resta apenas torcer para que este retorno se concretize.

Discografia

The Last Horizon (2000)
Gravadora: Moria Records

Tracklist:
01 – Slipping Away
02 – Regret
03 – Our Games
04 – Solarization
05 – Jorney To Infinity
06 – Delusion
07 – Founder Against Manslaughter
08 – The Last Horizon
09 – E.W.A.P.

Formação:
Rogério Fichi – baixo e vocal
Nelson Lima – guitarra
Max Pinho – guitarra
Filipe Baptista – bateria
What’s Real? (2006)
Gravadora: Independente

Tracklist:
01 – S.O.S. World
02 – What’s Real?
03 – I’m Alone
04 – Condemned By The Rules
05 – Wake Up
06 – Fake
07 – Taken By The Time
08 – Lost Dignity
09 – Only My Name…
10 – Reflections
11 – Solarization (re-recorded)

Formação:
Rogério Fichi – baixo e vocal
Nelson Lima – guitarra
Max Pinho – guitarra
Filipe Baptista – bateria

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish