Hidden Treasures: Necromesis (Brasil)

by Alexandre Veronesi
País de origem: Brasil
Período em atividade: 2008 – 2018
Gênero: Death/Thrash/Progressive Metal

A história do NECROMESIS vai muito além da fama de ter revelado ao mundo Mayara Puertas, vulgo May Undead, atual vocalista do Torture Squad. Em meados de 2006/2007, Victor Prospero (vocal e baixo) e Daniel Curtolo (guitarra) fundam, em Santo André, no ABC Paulista, aquele que foi o embrião do grupo, tocando covers em pequenos bares da região. Com a entrada do baterista Gil Oliveira, em 2008, o trio passa a se dedicar integralmente às composições autorais e adota sua alcunha definitiva, que foi inspirada em Nêmesis, figura divina da mitologia grega.

“The Dark Works Of Art”, primeiro CD Demo da banda, é lançado em 2009. A sonoridade Death/Thrash visceral e muito bem trabalhada une-se à letras que narram histórias de violência, tortura e morte, culminando em um trabalho bastante acima da média.

O leque de influências se expande, e em 2011 temos o EP “Evolving To An Underworld”, que marca a incorporação de elementos do Metal Progressivo e música tradicional brasileira ao característico som extremo do grupo, contando até mesmo com uma inusitada releitura de “O Ovo”, canção do multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

No ano seguinte, Victor quebra o braço e fica impedido de tocar. Dessa forma, a banda se vê obrigada a encontrar um baixista temporário, recrutando Gustavo Marabiza (ex-Sakramento) para o posto. Após diversos desentendimentos, em 2013 o frontman acaba por deixar a banda, e o novo integrante é efetivado. A vaga de vocalista logo se vê preenchida pela jovem e desconhecida Mayara Puertas, e assim o NECROMESIS assume a configuração de quarteto.

Após uma série de apresentações visando afiar o novo line-up, a estréia em estúdio se dá com o EP “Echoes Of A Memory” (2014), evidenciando a nova faceta do grupo, e uma notável evolução quanto ao trabalho anterior. Finalmente, em 2015, o NECROMESIS disponibiliza seu primeiro full-lenght, intitulado “The Poet’s Paradox”. O trabalho possui um alto nível de composição e arranjos, além de contar com as participações especiais de Vitor Rodrigues (Tribal Scream e Victorizer, ex-Torture Squad), Fernanda Lira (Crypta, ex-Nervosa), Paolo Bruno (ex-Desdominus) e Marcel Briani (In Soulitary).

No mesmo ano, ainda durante o início da divulgação do álbum, a banda sofre um duro golpe com a saída de Mayara, que migrava para o Torture Squad. Com isso, Daniel, que já fazia backing vocals anteriormente, assume de vez os microfones, e assim retornam às origens no formato de power trio.

O último registro foi o EP “Conformity Of Hope (The Absolute Art Of Decomposing Humanity)”, lançado em 2016. O grupo se manteve ativo e com uma agenda regular de shows até o segundo semestre do ano seguinte, quando realizou a sua derradeira apresentação no Parque da Juventude, em Santo André. Embora nunca tenha havido um comunicado oficial, as atividades do conjunto estão pausadas indeterminadamente, e cada membro segue com seus projetos individuais.

Ao longo de uma década de estrada, o NECROMESIS atuou em importantes eventos, tocando ao lado de grandes ícones como Onslaught, Master, Vader, Vital Remains, Besatt, Fueled By Fire, Torture Squad, NervoChaos, Genocídio, Ação Direta, Dr. Sin, Andralls, Necromancia, Salário Mínimo, Nervosa, entre outras.

Discografia:

The Dark Works Of Art – Demo (2009)

Tracklist:
01 – Restrict
02 – The Dark Works Of Art
03 – Bloody Shadow
04 – Demonic Source
05 – Heartwork (Carcass cover)

Formação:
Victor Prospero – vocal e baixo
Daniel Curtolo – guitarra
Gil Oliveira – bateria
Evolving To An Underworld – EP (2011)

Tracklist:
01 – Intro
02 – Building An Underworld
03 – Minustah
04 – Unlives As Undeads
05 – O Ovo (Hermeto Pascoal cover)

Formação:
Victor Prospero – vocal e baixo
Daniel Curtolo – guitarra
Gil Oliveira – bateria
Echoes Of A Memory – EP (2014)

Tracklist
01 – Memories
02 – Indifferent Echoes Of Sensitivity
03 – The Life Is Dead

Formação:
Mayara Puertas – vocal
Daniel Curtolo – guitarra
Gustavo Marabiza – baixo
Gil Oliveira – bateria
The Poet’s Paradox (2015)

Tracklist:
01 – End Of The Cloistered
02 – Desocial Inclusion
03 – Self Condemnation
04 – Evolving A Paradox
05 – The Life Is Dead
06 – Awake
07 – Condemned By Themselves
08 – The Omission Of Living
09 – Indifferent Echoes Of Sensitivity
10 – Final Truth
11 – The Last Stage Of A Mind

Formação:
Mayara Puertas – vocal
Daniel Curtolo – guitarra
Gustavo Marabiza – baixo
Gil Oliveira – bateria
Conformity Of Hope (The Absolute Art Of Decomposing Humanity) – EP (2016)

Tracklist:
01 – Part I: Unseeing
02 – Part II: Incoherency
03 – Part III: Unthinking
04 – Part IV: Inhumanity
05 – Man Of Iron (Bathory cover)


Formação:
Daniel Curtolo – vocal e guitarra
Gustavo Marabiza – baixo
Gil Oliveira – bateria

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish