Guitarrista do TOOL sobre processo de composição de ‘Fear Inoculum’: ‘É basicamente a mesma coisa que sempre foi’

by Marcos Gonçalves

Adam Jones falou à revista Guitar World sobre a criação do novo álbum do TOOL, “Fear Inoculum“, que marcou o primeiro lançamento do grupo em 13 anos. Perguntado sobre de onde ele e seus colegas de banda vinham quando se tratava de escrever o álbum, especialmente depois de tanto tempo afastado, Jones disse: “É tão estranho porque já faz tantos anos e eu tenho pavor das entrevistas porque gostaria de ter algo novo para dizer depois de tanto tempo, mas foi praticamente a mesma abordagem que sempre tivemos. Nós somos apenas mais velhos, temos coisas diferentes nos influenciando e outras distrações em nossa vida que nos atrasam, mas é basicamente a mesma coisa que sempre foi.

Três de nós nos encontramos, começamos a tocar riffs e moldá-los, revisitamos as coisas que escrevemos há muito tempo que podem funcionar com as novas coisas“, explicou ele. “É realmente sobre encontrar suas raízes novamente e lembrar por que você começou em primeiro lugar, encontrar o fogo que queimou em você quando você começou e não deixar que o sucesso o distraia. Ainda tentamos ser fiéis à nossa forma de arte.

Jones também falou sobre a influência de lugares fora do mundo das guitarras — arte, cinema, ciência. Ele disse: “Sinceramente, tudo é um borrão. Sinceramente, tudo está chegando e eu tento ser como uma esponja e vulnerável, e tento fazer muitas perguntas e aprender. Também tento olhar o mundo — a palavra-chave sendo ‘try’ (tente) — de uma maneira mais indulgente.

Quando assisto a um filme, finjo que tenho 12 anos, porque quando tinha 12 anos gostava de tudo“, continuou ele. “Tantas pessoas estão tão cansadas de tudo e eu tento evitar isso. Eu apenas tento fazer isso com as artes e a música em geral, e quando ouço algo, me pergunto quais foram as influências quando alguém a criou e reconheço que um guitarrista pode não ser Eddie Van Halen, mas eles são bons de uma maneira única, e eu tento entender isso e pensar com meu coração em vez da minha cabeça.”

Fear Inoculum” estreou em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200. O álbum vendeu cerca de 270.000 unidades equivalentes de álbuns em sua primeira semana de lançamento, com 248.000 delas nas vendas tradicionais de álbuns.

Segundo a Billboard, esses números são particularmente impressionantes sendo que o TOOL os alcançou “sem a assistência de uma oferta de resgate de ingressos para concertos/vendas de álbuns, qualquer tipo de promoção de código de acesso para pré-venda de álbum ou um único pacote de mercadoria/álbum — todos eles se tornaram a norma para a maioria dos álbuns principais nos últimos anos, à medida que os artistas lutam para vender álbuns por métodos mais antiquados ou tradicionais.”

Fonte: Blabbermouth

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish