A conversa de hoje é com um dos principais nomes do Heavy Metal brasileiro, o AXECUTER, e foi uma honra falar com eles, confira:
Para iniciar, apresente-nos um breve histórico da banda, como surgiu, influências, métodos de composição e formações:
DANMENTED: Antes de mais nada, agradecemos pelas palavras acima e pelo espaço para essa entrevista. A banda começou em 2010, com três amigos que já se conheciam há muito tempo e já haviam tocado juntos em outros projetos. Resolvemos resgatar a sonoridade do período do Metal que mais gostamos, os insuperáveis anos 80. Lançamos o EP “Bangers Prevail” em tape no ano seguinte e de lá pra cá lançamos diversos materiais, em CD, LP, 7”EP e tape. Nosso álbum mais recente é o “Surrounded by Decay”, lançado em CD em 2019. As composições sempre surgem com ideias que algum de nós tem em casa e depois a gente organiza os arranjos nos ensaios. Houve algumas mudanças na formação, a atual é a mais estável, o que é ótimo!
Vamos falar sobre os lançamentos? Qual o álbum mais bem recebido pela imprensa? E qual obteve a maior procura do público?
RASCAL: Eu não saberia afirmar qual teve a melhor aceitação, mas, nas plataformas digitais (que é único lugar que podemos comparar a procura pelo público), podemos dizer que cada disco tem pelo menos uma música forte que briga pela liderança de execuções. Fisicamente, o CD “Metal is Invincible” está esgotado e temos outros materiais esgotados ou quase acabando.
DANMENTED: Em termos de imprensa especializada, nosso CD novo recebeu comentários bem positivos e teve uma repercussão maior, ele ficou entre os “melhores do ano de 2019” na votação em alguns sites e na revista Roadie Crew. Em termos de público, acho que a procura pelo nosso material físico é bem equilibrada.
E como está a relação da imprensa e fãs em relação com o atual “Surrounded By Decay”?
RASCAL: Muito boa, tanto fora como dentro do país. Fizemos ótimos shows em várias partes do país, saímos em algumas coletâneas, no Brasil e na América Latina.
VERDANI: Mesmo após um ano do lançamento, ainda estamos recebendo procura pelo álbum por parte dos fãs e sendo citados positivamente pela imprensa. Além de estarmos entre os 20 melhores de 2019 pela Roadie Crew, muitas coisas boas tivemos com este álbum até aqui.
Onde os headbangers podem encontrar este trabalho? Tanto digital, quanto físico?
VERDANI: Estamos em todas as plataformas digitais. Entrar em contato diretamente com a banda através das redes sociais é forma mais rápida de adquirir nossos materiais físicos, eventualmente poderá encontrar nosso CD em algumas distros/revendedores conhecidos.
Ouça:
Spotify: https://open.spotify.com/artist/6pVsqKOmY4OoO40rt1x5Vz
Deezer: https://www.deezer.com/br/artist/7234946
iTunes: https://music.apple.com/br/artist/axecuter/951666827
Napster: https://us.napster.com/artist/axecuter
YouTube Music: https://music.youtube.com/channel/UCWV4FQWLgMLBUQPvgO7PhNw
Amazon Music: https://music.amazon.com.br/albums/B07YF6JXNJ
Tidal: https://listen.tidal.com/artist/6357444
Bandcamp: https://axecutermetal.bandcamp.com/
Quando falamos a respeito da censura e dificuldade de trabalhar no underground, com o boicote e extremismo, como vocês enfrentam essa luta dentro do metal?
VERDANI: Focamos no que acreditamos e simplesmente fazemos, gostaríamos de um espaço maior, sem dúvida, e vejo o underground ainda se fortalecendo diante da situação atual.
RASCAL: Acho que antes de tudo, é uma luta por aquilo que amamos. Não é fácil e nunca vai ser. Infelizmente, hoje é necessária uma luta ideológica para explicar o que sempre nos foi básico como igualdade de direitos, respeito e intolerância aos absurdos que já ocorreram na História. Antigamente, colocávamos nossos ideais em nossos riffs para tocar o coração das pessoas, despertar o melhor delas através da música. Hoje é tudo sobre o melhor “textão” nas redes sociais, o que é muito triste. A música foi deixada de lado.
A banda já tem músicas para o próximo álbum?
VERDANI: Temos alguma coisa encaminhada, mas ainda não sabemos que formato será o próximo lançamento de inéditas.
O AXECUTER lançou recentemente uma gravação inédita com duas faixas ao vivo. Onde foram gravadas? Elas entrarão em algum lançamento futuro?
VERDANI: Estas faixas foram gravadas no show de lançamento oficial do CD “Surrounded By Decay”, em abril/2019, no Jokers Pub em Curitiba. Estamos em busca de selos/parcerias para lançamento deste show completo, que foi captado em alta qualidade na ocasião e mixado profissionalmente.
Em relação a cena autoral da década de 90 aos dias de hoje, o que diriam que mudou em relação às bandas brasileiras?
DANMENTED: Creio que essa maldita polarização política está destruindo o que levou muitos anos para ser conquistado no underground. A parte boa é que agora é muito mais fácil agendar shows, conhecer bandas, adquirir material das bandas que curtimos e é mais fácil manter contato com os amigos. Mas, infelizmente, o número de pessoas que frequentam os shows underground está caindo vergonhosamente. Eu não creio que isso vai melhorar após a pandemia.
O período do isolamento social imposto pela pandemia de corona vírus confinou a humanidade em suas casas, a internet tornou-se uma grande aliada de artistas que têm usado as redes sociais para fazer lives e eventos online. Qual a opinião da banda? Pretendem participar de algo relacionado?
VERDANI: Sempre usamos as redes sociais como complemento, vendemos materiais, buscamos shows etc. Nunca utilizamos muito as lives ou coisa parecida, mas tem sido um meio legal para algumas bandas. Como nós na banda estamos sem nos encontrar, fica um pouco mais difícil gravar algo, não temos muito tempo nem muita prática para que cada um grave algo sozinho em casa. De qualquer forma, nós relançamos uma live gravada em estúdio em 2019, pois é uma gravação bacana e que circulou apenas naquela ocasião. Caso isso ainda se estenda muito, quem sabe apareça mais alguma ideia.
Obrigado pela entrevista! Para finalizar, deixe uma mensagem para a galera:
VERDANI: Obrigado Roadie Metal pelo espaço! Ouçam pelas plataformas digitais sem dó e, sempre que possível, adquira algum produto da banda, saudações a todos!
RASCAL: Obrigado pelo espaço e pelo apoio!!! Vamos nos cuidar para isso passar logo e voltarmos a fazer o que realmente gostamos, que é tocar!
DANMENTED: Agradecemos o apoio da Roadie Metal e dos amigos que curtem nossos vídeos, adquirem nosso material e comparecem nos nossos shows. BANG YOUR HEAD AND RAISE THE AXE!
Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/axecuter/
https://axecutermetal.bandcamp.com/
https://www.sanguefrioproducoes.com/bandas/Axecuter/24