Doom Metal: 10 bandas importantes do gênero

by Pedro Henrique

Hoje no dia 13 de Fevereiro de 2020, completa 50 anos de um marco histórico e importante para a musica, o lançamento do álbum de estreia do Black Sabbath, além de ser responsável por apresentar o Metal para o mundo, Black Sabbath foi a ponta de entrada para o Doom Metal, o lado sombrio da musica.

Como já dizia meu colega redator, Bruno Rocha, “ O Doom Metal faz 50 anos hoje. O gênero mais antigo, o primeiro. O gênero carrega a essência e raiz do Metal.”.

Para comemorar 50 anos desse gênero amado por muitos no meio do metal, será apresentado álbuns e bandas importantes de todo o mundo do Doom Metal.

 Saint Vitus- Saint Vitus (1984)

Formada em 1978 com nome Tyrant, e depois em 1981 ficaram conhecidos como Saint Vitus, foi considerada uma das primeiras bandas de Doom Metal ao manter a linha Black Sabbath, seu álbum de estreia auto titulado, lançado em 1984 é hoje considerado um clássico importante da banda e do gênero.

Candlemass-Nightfall (1987)

Candlemass abriu as portas para o subgênero conhecido como Epic Doom Metal, que influenciou bandas como, Solitude e Sorcerer. O segundo álbum da banda, “Nightfall” (1987) foi um marco e traz a estreia do notável Messiah Marcoli, e também traz clássico single “Bewitched”. Além do mais Candlemass trouxe uma temática um pouco mais depressiva.

Curiosidade: é possível ver Dead (mayhem) no clipe de Bewitched

Asphyx-The Rack (1991)

Assim como aconteceu com  influencia do Thrash veio o Deadh Metal, com o doom metal surgiu o Doom Death Metal, o gênero combina o peso e brutalidade do Death Metal, com o instrumental arrastado do Doom Metal. The Rack é apenas um dos sucessos desse gênero.

Katatonia-Dance Of December Souls (1993)

Katatonia trouxe um diferencial do Death Doom Metal, alguns chamam de Death Doom Melódico,  outros de Death Doom Melancólico. Assim como Candlemass e outras bandas de Doom, Katatonia traz uma temática depressiva e desesperançada, com um instrumental mais pesado carregado de melodias melancólicas.

Sleep-Volume One  (1991)

Doom Stoner seja provavelmente o subgênero mais conhecido, trazendo uma sonoridade mais arrastada, lenta Sleep foi uma das principais bandas ao lançar álbum do estilo em 1991, trazendo letras sobre espiritualismo e consumo de canabis.

Eletric Wizard-Come My Fanitcs…(1997)

Seguindo a mesma linha do Doom Stoner, Electric Wizard talvez seja hoje uma das bandas mais aclamadas do gênero, mas a banda vai além sobre letra do uso de drogas e focam também em letras baseadas em Lovecraft, bruxaria e ocultismo.

Acid Bath-When The Kitie String Pops (1994)

Acid Bath faz parte de um subgênero um pouco curioso Sludge Doom, que traz uma espécie de mescla entre Southner Rock, Hardcore e Doom Metal. É uma banda que até hoje permanece no underground, mas merece um reconhecimento maior.

https://www.youtube.com/watch?v=rLrZnkzVVKU

Type O Negative-Bloody Kisses (1993)

Type O Negative ficou conhecido por trazer lado mais gótico no Doom Metal, e álbum Bloody Kisses é até hoje o favorito dos fãs, ficou marcado pelos singles “Black No 1” e “Christian Woman”

Pentagram-Pentagram (1983)

Voltando ao tradicional Doom Metal, Pentagram ao lado do Saint Vitus, traz a sonoridade com fortes raízes em Black Sabbath, o auto titulado é de longe um dos principais e o melhor álbum da banda.

Skepticism-Stormcrowfleet (1995)

Skepticism é um nome importante do lado mais extremo do Doom Metal, o Funeral Doom Metal, de todos ele é o mais sombrio, com atmosfera mais pesada e sombria, com musicas fúnebres. Talvez esse seja o lado mais obscuro de toda a musica que existe na face terra.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish