Dia das Mães: 7 músicas que falam sobre a relação entre mães e filhos

by Jéssica Alves

Neste domingo (10), celebramos o Dia das Mães, data em homenagens às mulheres que geraram nossas vidas e ajudaram em nossa criação. E diversas bandas de rock já abordaram a relação entre mães e filhos. Curiosamente há músicas com o tema não são de devoção e homenagem para elas. Mas, em alguns casos, algo muito distante disso.

Contudo, sejam maternidades saudáveis ou nem tanto, em convívio de perto ou de longe, as mães estão presentes em várias músicas. E em homenagem a esta data especial, a equipe Roadie Metal selecionou 7 canções que falam sobre a maternidade. Confira:

1 – Mother – Pink Floyd

Este clássico presente no álbum The Wall (1979), do Pink Floyd, fala sobre a mãe super protetora do personagem Pink. Ela o enxerga como um bebê. A genitora representa mais um tijolo para o muro que Pink cria para se isolar do mundo. De acordo com Roger Waters, a letra é uma reflexão sobre o comportamento controlador que muitas mães têm, querendo decidir sobre a vida dos filhos.

2 – Mama, I’m Comin’ Home – Ozzy Osbourne

Em No More Tears (1991), Ozzy Osbourne nos apresenta esta bela canção, que fala sobre a sua esposa e empresária, Sharon. Ela recebeu o apelido de Mama e a música relata o retorno do músico para casa, após uma aposentadoria iminente. Uma curiosidade é que a canção foi escrita pelo líder do Motorhead, Lemmy Kilmister.

3 – Mama Said – Metallica

Lançada em 1996, no álbum Load, o Metallica abordou sobre um filho que segue a vida longe da mãe, em busca se deu próprio caminho. James Hetfield relatou em uma entrevista que a letra é inspirada na própria vida, pois ele perdeu a mãe ainda na adolescência, quando ela morreu de câncer. A canção aprofunda o arrependimento dele em não ter passado mais tempo com ela.

4 – MotherDanzig

Esta música do álbum homônimo do Dazing, de 1988, é o gesto desafiador de confronto da banda, falando com a mãe de “um mundo sombrio do qual não podem se esconder”. Metaforicamente critica a censura e a proibição de nossos pais, baseado em comitês de censura da música, que atuava nos anos 80, composto principalmente de esposas de políticos e mães super protetoras. Eles foram responsáveis ​​pelo episódio de catalogar certos discos com o agora clássico rótulo “Parental Advisory: Explicit Content”.

5 – Mother Rose – Patti Smith

Em 2003, Patti escreveu sobre sua mãe, Beverly, após o falecimento dela, em 2002. A canção sobre a relação com a mãe e também sua própria experiência como mãe. Cantora e garçonete, Bervely sempre acompanhou a carreira da filha e até, assim, foi presidente do primeiro fã clube oficial da cantora e guitarrista.

6 – Simple Man – Lynyrd Skynyrd

O single de 1973 do Lynyrd Skynyrd, composta por Ronnie Van Zat, foi feita após a morte da avó dele. A letra fala dos ensinamentos de uma mãe para o filho, como fé, esperança, amor, humildade e desapego material. Em resumo, que ele mantenha a simplicidade. Uma canção tocante.

7 – Mama – Genesis

Primeiro single do álbum homônimo do Genesis, de 1983, Mama tem controvérsia no significado de sua letra. O mais famoso foi comentado nos anos 90, quando muitos pensavam que falava de um feto que implorava para a mãe para não ser abortado. Mas em 2014, Phil Collins revelou que se tratava de um adolescente, obcecado por uma prostituta, que a apelidou de mamãe. Muitas pessoas não acreditaram nessa versão, mas com certeza, Mama virou um clássico, que ganhou um memorável cover do Angra, em 2002 no álbum Hunters and Prey.

E você, lembra de outros clássicos do rock que falam sobre maternidade? Deixe nos comentários!

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish