21 Covers – #18 – Blaze – Dazed and Confused (2002)

by Mauro Antunes

Que o Led Zeppelin é uma banda que influenciou e ainda influencia bandas em todas as vertentes musicais, Heavy Metal ou não, todos sabem. Os álbuns lançados por Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham são cultuados por muitos fãs que os apontam como a melhor banda da história do Rock. O 1º trabalho auto intitulado lançado em 1969, deu ao mundo hinos como “Good Times Bad Times”, “Babe I’m Gonna Leave You”, “Comunication Breakdown”, “How Many More Times” e “Dazed and Confused”. Porém o que talvez nem todos saibam, é que a versão original pertence ao cantor e compositor Jake Holmes, que a compôs e lançou em seu primeiro disco, “The Above Ground Sound” (1967). Além de cantor, Holmes também é um conhecido compositor de jingles, mas inegavelmente, essa faixa se agigantou e se popularizou com a versão ‘Zeppeliniana’, completamente rearranjada.

No início dos anos 2000 após deixar o Iron Maiden, Blaze Bayley iniciou uma carreira com ares de banda grande. Tinha contrato com a SPV/Steamhammer, uma banda de respeito ao seu lado e seu primeiro trabalho, “Silicon Messiah” (2000) é visto por muitos, como o melhor disco de sua carreira.

Em conjunto com a gravação de seu 2º trabalho, “Tenth Dimension” (2002), Blaze gravou uma excelente versão para “Dazed and Confused” que foi lançada originalmente no álbum tributo “The Music Remains the Same” naquele mesmo ano pela Locomotive Records. Bandas como Angra, Grave Digger, Masterplan e Primal Fear também compuseram o tracklist.

A versão de Blaze claramente foi inspirada na versão do Led Zeppelin e o voz grave do cantor, combinou perfeitamente com o clima obscuro e sombrio da música. No ano seguinte, Blaze soltou o álbum ao vivo “As Live As It Gets” que incluiu uma versão ao vivo para a faixa que naquele momento, fazia parte do setlist de seus shows. Confira abaixo:

Blaze – Dazed and Confused (2002)
Led Zeppelin – Dazed and Confused (1969)
Jake Holmes – Dazed and Confused (1967)

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish