21 Covers: #10 – Gamma Ray – Victim of Changes (1997)

by Mauro Antunes

“Victim of Changes” foi uma das primeiras composições do Judas Priest, tanto é verdade que o primeiro vocalista da banda, Al Atkins, é creditado como compositor ao lado de Rob Halford, Glenn Tipton e K.K. Downing, porém apenas no 2º trabalho da banda, o clássico “Sad Wings of Destiny”, a faixa foi gravada e lançada, sendo um medley de duas músicas: “Whiskey Woman” composta foi Al Atkins e “Red Light Lady” composta por Halford. Tipton e Downing rearranjaram as faixas e a transformaram em uma apenas. Sua letra que fala sobre uma mulher que ao decorrer do tempo e de seu alcoolismo, foi “vítima das mudanças”. Não é exagero dizer que trata-se de um dos maiores hinos da história do Heavy Metal.

Nos anos 90, uma verdadeira avalanche de tributos ao Judas Priest foi lançada, inclusive com vários títulos diferentes, sendo que alguns dos covers se repetem. Bandas como Helloween, Rage, Iced Earth, Saxon, Overkill, Nevermore, dentre tantas outras, gravaram hinos da banda, porém, o Gamma Ray, banda liderada por Kai Hansen (Helloween) foi quem ousou regravar “Victim of Changes”. Além dos tributos, a faixa foi lançado no EP “Valley of the Kings” (1997), quase que simultaneamente com o quinto trabalho, “Somewhere Out in Space”.

Nesta versão cover, se Rob Halford, fosse o vocalista, você poderia jurar que é uma regravação feita pela banda original. Como grande fã de Judas Priest, Kai Hansen fez o básico não inventou nada, deu apenas uma modernizada na faixa, deixando-a mais pesada e brutal que a original. É sempre complicado regravar um clássico desse quilate, mas Kai Hansen e cia. o fizeram com perfeição.

Há também no YouTube, uma divertida versão de garotos(as) da Escola do Rock em Chicago, gravada em 2017, que mostra que hinos como este é para todas as idades (assista em: https://www.youtube.com/watch?v=PYcN8tN4P3Y).

Clássico com “C” maiúsculo! Confira abaixo.

Gamma Ray – Victim of Changes (1997)
Judas Priest – Victim of Changes (1976)

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish