21 álbuns do Século XXI: #05 – Alter Bridge – One Day Remains (2004)

by Mauro Antunes

Com o fim do Creed em 2004, Mark Tremonti (guitarra), Scott Phillips (bateria) e Brian Marshall (baixo) queriam seguir em frente, mesmo sem o vocalista Scott Stapp que decidiu seguir carreira solo.

Chamaram o então desconhecido vocalista Myles Kennedy, que já havia sido a voz das bandas Citizen Swing e The Mayfield Four, e partiram para um novo projeto criando o Alter Bridge.

Em agosto de 2004, saiu “One Day Remains”, o primeiro trabalho. Com ¾ do Alter Bridge, sendo ex integrantes do Creed, é natural que a fórmula musical seja semelhante, porém a principal mudança é a total autonomia que Tremonti parece ter para tocar. Tremonti é um guitarrista muito, mas muito mesmo, acima de média. A cozinha sendo a mesma, não é de esperar nada tão inovador; porém, Tremonti faz miséria com sua guitarra em quase todas as faixas.

A porrada “Find the Real” abre o disco e já dá o recado: quem espera um Creed com novo vocal, esqueça!! Na faixa título, Tremonti mantém o peso lá em cima, porém adicionando sintetizadores e outros efeitos, algo que fez também em sua banda anterior. O resultado, foi uma das grandes composições do disco.

Em “Open Your Eyes” e “Broken Wings” a banda põe um pouco o pé no freio, lançando inclusive, clipes para essas faixas que possuem um apelo mais comercial; mas a sequência com “Burn It Down” e a pesadíssima “Metalingus”, agradarão tanto aos fãs mais árduos de Creed, quanto àqueles ávidos por levadas mais trabalhadas. Na principal balada do disco, “In Loving Memory”, Kennedy procura ser mais emocional e menos vibrante, o que poderá desagradar aos que curtem o lado mais agressivo. Mark Tremonti compôs essa faixa como um tributo à sua mãe, falecida devido a um câncer.

Mas a coisa volta aos seus devidos lugares com a minha favorita, “Down to My Last” com seu lindo refrão, e onde Tremonti faz um solo que irá arrepiar até o mais experiente e virtuoso guitarrista, uma verdadeira aula de feeling; “Watch Your Words” é a mais pesada do álbum, totalmente na contramão do Creed.

A faixa de encerramento do tracklist oficial, a balada “The End Is Here” fecha o trabalho de forma competente e mais uma vez, emocional, com absolutamente nada de emotividade. Há anda para algumas versões, a faixa bônus “Save Me”, que fez parte da trilha sonora do filme “Elektra” (2005), sendo um presente para os fãs de mídias físicas, que naqueles tempos, ainda eram vendidas a rodo.

Foi o começo de tudo e desde aqueles tempos, percebíamos que o Alter Bridge seria uma banda que vinha pra ficar. Myles Kennedy tornou-se um dos grandes e mais populares vocalistas do planeta, indo inclusive tocar com o guitarrista Slash em sua banda solo. Para aqueles que gostam de boa música, sem preconceitos, ouça Alter Bridge a todo e qualquer momento. Este redator já o faz com frequência, e virou fã de carteirinha. Ouça!

Alter Bridge – “One Day Remains”
Data de lançamento: 10 de agosto de 2004
Gravadora: Wind-Up Records

Tracklist
01 – Find the Real
02 – One Day Remains
03 – Open Your Eyes
04 – Burn It Down
05 – Metaligus
06 – Broken Wings
07 – In Loving Memory
08 – Down to My Last
09 – Watch Your Words
10 – Shed My Skin
11 – The End Is Here
12 – Save Me (bônus)


Formação
Myles Kennedy – vocal
Mark Tremonti – guitarra
Brian Marshall – baixo
Scott Phillips – bateria, teclados

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish