A transação marca o último negócio significativo de direitos musicais que as duas empresas firmaram juntas desde o anúncio, em março de 2021, de que uniriam forças no mercado de rápido crescimento de IP de música.

O contrato ZZ TOP inclui a compra do catálogo de publicação da banda e sua receita de royalties gravados e royalties de performance. Anteriormente, BMG atuou como co-editor e administrador do catálogo de publicações do ZZ TOP .

Em 1971, Billy Gibbons (guitarra, vocais), Dusty Hill (baixo, teclados, vocais) e Frank Beard (bateria) lançaram seu primeiro álbum ZZ TOP . Eles iriam lançar um total de 15 álbuns ao longo de sua carreira de 50 anos, incluindo o lançamento comercial “Tres Hombres” (1973), certificado de platina “Degüello” (1979), certificado de ouro “El Loco” ( 1981), “Eliminator” com certificação de diamante de grande sucesso (1983), “Afterburner” com certificação de platina cinco vezes (1985) e “Recycler” com certificação de platina (1990) e “Antenna”.

Vendendo mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, ZZ TOP ganhou quatro certificações de disco de ouro, três de platina, duas de platina múltipla e um de diamante. Conhecido por seu visual distinto e som inspirado em blues-rock ousado, o sucesso do grupo foi impulsionado por seis singles de rock nº 1 e oito sucessos do Top 40, incluindo rock “La Grange” , “Tush” , “Cheap Sunglasses” , “Gimme All Your Lovin'” , “Legs” , “Got Me Under Pressure” e “Sharp Dressed Man” , entre muitos outros.

Em 2004, o grupo foi incluído no Hall da Fama do Rock And Roll e seu documentário lançado recentemente “That Little Ol ‘Band From Texas” recebeu uma indicação de “Melhor Filme Musical” no 2021 Grammy Awards .

O gerente do ZZ TOP , Carl Stubner, do Shelter Music Group, disse: “Estamos orgulhosos de continuar trabalhando e expandir nosso relacionamento de longa data com o BMG . Este novo acordo garante que o legado notável do ZZ TOP perdurará por gerações.”

O CEO da BMG , Hartwig Masuch, disse: “Este acordo é uma prova do sucesso, do poder de permanência e da relevância musical contínua do ZZ TOP , mas também do poder de nossa parceria com a KKR . Este acordo promove nossa visão de fornecer aos artistas e compositores não apenas um saída financeira, mas também um veículo empenhado em respeitar e valorizar a sua arte. “

Jenny Box , sócia da KKR , disse: “Estamos entusiasmados em investir na música icônica de ZZ TOP e esperamos colaborar com BMG e ZZ TOP para ampliar ainda mais o alcance de seu catálogo.”

A KKR está investindo no catálogo por meio de seus veículos e fundos de investimento de crédito privado e terá seu interesse na música por meio de sua plataforma Chord Music Partners, recentemente lançada . Latham & Watkins LLP atuou como consultor da KKR na transação.

A empresa de música global BMG e a empresa de investimento global KKR anunciaram hoje que adquiriram todos os interesses musicais dos ícones do rock americano ZZ TOP . De acordo com a Variety, o BMG pagou fontes em torno de US $ 50 milhões.