Hoje na fronteira do desconhecido vamos ficar mais calmos, vamos para gênero que mistura tranquilidade com peso e até mesmo um toque de ocultismo, Stoner Doom, também conhecido como Stoner Rock, Stoner Metal ou Desert Rock.

Historia:

Apesar do Stoner Doom ser considerado um gênero da década de 1990 sua formação começou em 1960 e 1970, a bandas como Blue Cheer, Blue Oyster Cult, Cream,Mountain e é claro Black Sabbath, são consideradas como primeiras bandas do gênero, por causa da sonoridade a distorção fuzz e até mesmo letras sobre cannabis.

Nos de 1980 e 1990 por incrível eu pareça a cena grunge tem um pequeno envolvimento no Stoner Doom, o álbum Bleach do Nirvana e o Superunknow do Soudngarden são considerados principais nomes para Stoner Doom, mas fora do grunge podem ser citados Electric Wizzard, Cathedral , Sleep, Acid King, Bongzilla, Kyuss e Corrosion Of Conformity que na de 1980 tocava thrash crossover, todas elas foram importantes para popularização do gênero.

Como dito antes o Stoner Doom também pode ser conhecido como Stoner Rock ou Desert Rock, o nome surgiu por causa de uma coletânea lançada pela Roadrunner chamada “Burn One Up! Music for Stoners, por causa de letras fazendo apologia à cannabis e instrumental arrastado a palavra Stoner que é uma gíria para usuários foi associada ao estilo.

Cenário brasileiro:

Stoner Doom é um gênero que se permaneceu no underground, principalmente no Brasil, mas podem ser citados algumas bandas conhecidas do gênero, como, Black Drawing Chalks, Projetro Trator e Grind House Hotel.

Características:

O Stoner Doom ficou conhecido pela baixa afinação, instrumental arrastado ou semi-arrastado, distorção fuzz e letras que fazem apologia a drogas, algumas sobre ocultismo

Principais álbuns

Cathedral: Forest Of Equilibrium (1991) The Ethereal Mirror

Electric Wizzard: Come My Fanatics (1997)

Kyuss: Blues The Red Sun (1992)

Sleep: Sleep’s Holy Mountain (1992)

Bongzilla: Stash (1999)

Trouble: Trouble (1990)