Hoje teremos mais uma edição do quadro “Roadie Metal na Fronteira do Desconhecido”, que tem o intuito de trazer mais informações sobre os mais diferentes subgêneros existentes de forma a tirar dúvidas sobre estilos pouco conhecidos, acabar com informações enganosas sobre outros, ou simplesmente indicar algumas bandas para quem quiser se aventurar em gêneros novos. O quadro vai ao ar toda quarta-feira!

Nesta edição, falarei sobre o nosso bom e velho Thrash Metal da Bay Area!

História

Vamos apelidar carinhosamente o estilo de BATM, e já começar explicando que ele surgiu em meados dos anos 80 (nos EUA, óbio), e teve forte influência no estilo New Wave Of British Heavy Metal, um movimento que revolucionou o cenário do metal na Inglaterra e deu origem a bandas icônicas, como Iron Maiden, Saxon, Motorhead, Diamond Head, e outras, sendo essa última citada, a que mais influenciou diretamente o surgimento do Metallica!

Os americanos, mais especificamente os metaleiros de São Franscisco, California, viram que a cena na Inglaterra estava ficando agitada, que eles estavam revolucionando o som do metal, colocando influências mais pesadas no som, derivadas do punk e do hardcore, e devem ter pensado algo como “Caraca, porque não fazer um lance desse aqui na Bay Area também…?”, e fizeram!

Como bandas que caracterizam o BATM, podemos citar o chamado “The Big Four”, os quatro gigantes nomes do thrash metal americano, Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, tendo já ocorrido uma turnê dos sonhos entre 2009 e 2010, onde as quatro bandas se reuniram para fazer uma série de shows, passando pela Turquia, Romênia, República Tcheca, Bulgária e outros lugares!

Uma das bandas que é tida como a que deu início ao movimento nos EUA, foi o Metallica, quando lançou o álbum “Kill ‘em All” em 1983, e inspirou algumas outras bandas de garagem a se desafiarem e se lançarem no som pesado de uma vez por todas, com mais distorção, mais velocidade, mais letras ferozes e vocais brutais.

Formada em 1981, o Slayer lançou seu primeiro álbum “Show No Mercy” em 1983, e o clássico “Hell Awaits” em 85, mas o clássico dos clássicos foi “Reign In Blood” lançado no ano seguinte, que chegou a alcançar o posto de “o álbum mais pesado de todos os tempos” pela revista Kerrang!

Outra banda importante é a Vio-lence, e foram responsáveis por “Eternal Nightmare”, álbum lançado em 1988 e é tido como um dos mais icônicos do thrash metal.

O Bay Area Thrash Metal engloba várias outras bandas que dispensam apresentações, como Machine Head, Testament, Death Angel e outras.

Em fevereiro desse ano, as bandas Testament , Exodus e Death Angel se juntaram numa turnê nomeada de “The Bay Strikes Back”, onde estavam percorrendo a Europa juntos quando a pandemia do Covid-19 começou, e contou com integrantes das bandas e da equipe da turnê infectados!

Outra banda a ser citada, é a falecida Forbidden, bem popular no começo do movimento, e a sonoridade da banda mesclava o thrash metal, com metal clássico e com power metal. O nome original da banda era Forbidden Evil, mas era algo que poderia ser facilmente confundido com uma banda de black metal.
A banda ao decorrer do tempo, sofreu várias mudanças de formação, o que acabava mudando também nas influências da banda.

Características

Guitarras insanas com solos esbanjando técnica, tempos extremamente rápidos e tendo como tema e lema a agressividade, são características do estilo.

Cenário Brasileiro

O cenário brasileiro é forte, têm qualidade e nomes reconhecidos nacional e mundialmente, como Krisiun, Sepultura, Claustrofobia, mas se classificam como thrash metal, e não BATM.

Discografia Indicada

Slayer – Reign In Blood
Metallica – Kill ‘em All
Slayer – Hell Awaits
Vio-lence – Eternal Nightmare
Forbidden – Forbidden Evil (1988)